Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém Nunes, Ana Margarida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pan, Li
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278
Resumo: Este trabalho estuda e analisa a perceção de sons consonânticos oclusivos do Português Europeu por aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência, B1 e C1. Com base em trabalhos como os de Flege (1995) e Best (1995) e nos modelos por eles desenvolvidos, procura-se encontrar resposta que nos permita, enquanto professores de português língua estrangeira, entender melhor as dificuldades manifestadas pelos aprendentes e perceber que fatores poderão estar subjacentes a essas dificuldades. Numa primeira observação de resultados percebe-se que o par [k / g] é o que mais dificuldades causa, em termos de identificação e discriminação. Outro aspeto que sobressai é a ideia de que a língua materna influencia a perceção de sons consonânticos oclusivos, enquanto a experiência de aprendizagem em imersão, e o tempo de estudo não parecem influenciar, significativamente, a percepção das consoantes oclusivas do PE por aprendentes chineses.  
id RCAP_a9c58de7131e454f270ddefd0e5c0f96
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiênciaEste trabalho estuda e analisa a perceção de sons consonânticos oclusivos do Português Europeu por aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência, B1 e C1. Com base em trabalhos como os de Flege (1995) e Best (1995) e nos modelos por eles desenvolvidos, procura-se encontrar resposta que nos permita, enquanto professores de português língua estrangeira, entender melhor as dificuldades manifestadas pelos aprendentes e perceber que fatores poderão estar subjacentes a essas dificuldades. Numa primeira observação de resultados percebe-se que o par [k / g] é o que mais dificuldades causa, em termos de identificação e discriminação. Outro aspeto que sobressai é a ideia de que a língua materna influencia a perceção de sons consonânticos oclusivos, enquanto a experiência de aprendizagem em imersão, e o tempo de estudo não parecem influenciar, significativamente, a percepção das consoantes oclusivas do PE por aprendentes chineses.  CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-09-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/278Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 2 (2021); 167-198Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 167-198Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 2 (2021); 167-198Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 2 (2021); 167-1982182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278/376Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelém Nunes, Ana MargaridaPan, Li2022-09-22T10:36:37Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:35.331523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
title Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
spellingShingle Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
Belém Nunes, Ana Margarida
title_short Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
title_full Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
title_fullStr Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
title_full_unstemmed Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
title_sort Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência
author Belém Nunes, Ana Margarida
author_facet Belém Nunes, Ana Margarida
Pan, Li
author_role author
author2 Pan, Li
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belém Nunes, Ana Margarida
Pan, Li
description Este trabalho estuda e analisa a perceção de sons consonânticos oclusivos do Português Europeu por aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência, B1 e C1. Com base em trabalhos como os de Flege (1995) e Best (1995) e nos modelos por eles desenvolvidos, procura-se encontrar resposta que nos permita, enquanto professores de português língua estrangeira, entender melhor as dificuldades manifestadas pelos aprendentes e perceber que fatores poderão estar subjacentes a essas dificuldades. Numa primeira observação de resultados percebe-se que o par [k / g] é o que mais dificuldades causa, em termos de identificação e discriminação. Outro aspeto que sobressai é a ideia de que a língua materna influencia a perceção de sons consonânticos oclusivos, enquanto a experiência de aprendizagem em imersão, e o tempo de estudo não parecem influenciar, significativamente, a percepção das consoantes oclusivas do PE por aprendentes chineses.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/278
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/278/376
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 2 (2021); 167-198
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 167-198
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 2 (2021); 167-198
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 2 (2021); 167-198
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453166260224