A atitude dos professores face à aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Eduardo Martins de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2922
Resumo: Nas últimas décadas, vários estudos têm demonstrado as inúmeras vantagens que a aprendizagem cooperativa acarreta para as diversas aprendizagens dos alunos. Daí que este método de ensino e de aprendizagem se tenha vindo a assumir como uma alternativa viável aos métodos tradicionais. A aprendizagem cooperativa é um método em que os alunos trabalham em pequenos grupos heterogéneos, com papéis previamente definidos, trocando informações e partilhando materiais, com um objetivo final que é comum a todos os elementos do grupo e sabendo, cada aluno, que só terá sucesso se todos os elementos do grupo também o tiverem. Este método, apesar de ainda ser pouco utilizado em Portugal, aos poucos tem vindo a ganhar força. Neste sentido, a investigação levada a cabo teve como objetivo principal perceber a atitude dos professores sobre a aprendizagem cooperativa. Para tal, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, pelo que o instrumento utilizado na recolha de dados foi a entrevista semiestruturada. Participaram no estudo sete professoras que utilizavam a aprendizagem cooperativa nas suas aulas. Os resultados do nosso estudo indicam que, para as professoras entrevistadas, a aprendizagem cooperativa é um método com inúmeras vantagens, sendo as mais referidas o aumento do rendimento académico e da autoestima e a melhoria das competências sociais. Não foram descritas desvantagens para os alunos. Todas as professoras ficaram com uma opinião muito positiva depois de terem utilizado este método de ensino e de aprendizagem. Por outro lado, foram identificadas algumas dificuldades na sua implementação, nomeadamente, ao nível dos alunos, do tempo, dos recursos e da extensão dos programas.
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