Educação, culturas e cidadania das crianças: livro de atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Livro |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27138 |
Resumo: | Este volume reúne os textos (52) submetidos e aceites para publicação no âmbito dos dois eventos. Queremos aproveitar este espaço para publicamente agradecer a todos aqueles que com diferentes contributos (ao nível do secretariado, comissão organizadora e científica, etc.) permitiram por de pé um evento de grande complexidade logística e compromisso físico e emocional. O IV SLBEI/I CLABIE teve lugar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2018. O tema geral do evento – Educação, Culturas e Cidadania das Crianças – espelha as preocupações sociais e os interesses de investigação de um conjunto muito alargado de pessoas distribuídas por três continentes: África, América do Sul e Europa. Para a compreensão mais completa do alcance dos eventos impõem-se algumas referências históricas. O IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/Educação Infantil resulta da colaboração entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil), representada pelo GEPPECI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis), da Universidade do Minho (Braga/Portugal), através do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), e da Universidade de Aveiro (Portugal), através do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) e do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Esta edição do IV SLBEI representa também o início de um projeto mais abrangente que é o I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, aberto aos novos desafios que emergem da abordagem das infâncias e da educação numa tão significativa diversidade de contextos. O cruzamento de perspetivas europeias, africanas e sul-americanas projetou o debate para um novo patamar de aprofundamento da Educação, das culturas e da cidadania das crianças. O vasto programa de trabalhos envolveu mais de uma centena e meia de participantes nas várias modalidades previstas: comunicações, pósteres, Relatos de prática e de projetos, Painéis de discussão, Workshops e Mini-cursos. Para a organização de uma panóplia tão vasta de participações foi proposto um conjunto de eixos temáticos que organizaram a ref lexão dos participantes (investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as) nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionadas com a Educação de Infância/Educação Infantil. No presente volume procedemos, por razões práticas, a uma distribuição dos textos em torno de seis itens organizadores que têm fundamentalmente a ver com as afinidades temáticas e o equilíbrio entre o número de textos de cada um. Eis os itens em causa: Famílias e comunidades na educação das crianças; Instituições, espaços, tempos e interações no Jardim-de-Infância/Escola Infantil; Linguagens, Literacias e saberes das crianças; Culturas, vizinhanças e sociabilidades; Políticas Públicas para a infância, inclusão/exclusão; Agendas de investigação e formação de profissionais da Infância. A fechar este volume, um texto que nos oferece um relato reflexivo das atividades e dinâmicas criadas no âmbito do Fórum dos Parlamentos Infantis da CPLP, um evento paralelo que reuniu na UA e na cidade de Aveiro jovens oriundos de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. |
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