O papel dos direitos linguísticos na educação para a cidadania: um estudo na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calão, Sara Ançã
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10335
Resumo: O presente relatório da prática de ensino descreve uma experiência desenvolvida num jardim de infância, com um grupo de crianças do pré-escolar, tendo como objetivos principais a sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade, assim como a abordagem dos direitos linguísticos, culturais e humanos da criança, numa perspetiva de educação para a cidadania. Pretendeu-se sensibilizar as crianças para a diferença cada vez mais presente na nossa sociedade, com vista a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, que lutem por uma sociedade mais justa e solidária. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, em que a recolha de dados para o mesmo foi concretizada através de observação direta, da vídeogravação e de fichas de registo das crianças. Posteriormente, e recorrendo às vídeogravações efetuadas, foram elaboradas as respetivas transcrições das várias sessões e analisadas com base na escala apresentada por Portugal e Laevers (2010), e adaptada ao projeto. A análise dos dados permitiu-nos perceber que as crianças encararam e realizaram as atividades de forma positiva, demonstrando bastante interesse, curiosidade. A abordagem desta temática levou as crianças a desenvolverem atitudes positivas face ao outro, à diferença, ajudando desta forma na construção de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Apesar da complexidade da temática, este projeto permitiu-nos concluir que a sensibilização à diversidade linguística nos primeiros anos de escolaridade é de extrema importância pelas possibilidades de dar a conhecer o mundo e o outro.
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