Desenvolvimento de competências digitais através da metodologia LET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Ana Rita Kitller Coelho Guerreiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56969
Resumo: Relatório da Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
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As competências digitais devem ser destacadas pois representam uma necessidade atual e importante para todos os cidadãos estarem digitalmente literatos. O facto de o público-alvo desta investigação se inserir nos alunos do 1° ciclo também caracteriza a sua relevância, uma vez que, são poucos os estudos realizados com este público, sendo ele o início da caminhada no mundo da aprendizagem. Ao falarmos de desenvolvimento de competências digitais é imprescindível relembrar que estas representam uma dualidade entre as competências que mais necessitam de desenvolvimento e as mais procuradas para 2030. Estando as tecnologias representadas nas competências necessárias para o Séc. XXI, devido à sua maior presença na vida quotidiana - exemplo disso o confronto a que os alunos do 1º ciclo foram obrigados neste último ano com o mundo digital, muitas vezes sem as competências necessárias - e numa Era que se quer que seja de digital na escola, é imperativo a existência de investigações sobre esta temática. Não obstante, é também relevante que estas competências não sejam desenvolvidas de forma individual, mas sim, tendo em consideração o desenvolvimento de outras competências implícitas na metodologia aplicada pela Happy Code, como o empreendedorismo e temas como o Design Thinking e Lean Startup. Nesse sentido, para fundamentar a abordagem destes temas na investigação foi realizada a recolha de dados através de entrevistas semi-estruturadas, observação participante e coadjuvada e questionários de conhecimentos e competências. Apresentando a relação entre o campo de estudo e a Happy Code, que dão destaque às competências para o Séc. XXI e as desenvolvem, apostando na sua metodologia própria e em dinâmicas que contribuem para a concretização dos seus objetivos e por sua vez, dos objetivos e questões desta investigação.Since the main topic of this research paper is the development of digital skills, the main problem focuses on the urgent need to anticipate the potential challenges and the development of digital skills, which will be faced in the future, and for which digital skills are essential, demonstrating the importance of the Right to Digital Skills Development present in Article 11 of the Portuguese Charter of Human Rights in the Digital Age, of May 2021. Digital skills should be given special attention given that they represent an ongoing and important need for all citizens to be digitally literate. The fact that the target audience of this research falls within elementary school students also characterizes its relevance, since there are barely any studies carried out with this target audience in mind, this being the beginning of the journey about the world of learning. When talking about the development of digital competencies it is essential to remember that these represent a duality between the competencies that most need to be developed and the most sought out for 2030. As technologies are represented in the necessary competences for the 21st century, due to their greater presence in everyday life - as an example, the confrontations that elementary school students were forced to go through last year within the digital world, many times without the necessary competences - and in an Age that expects schools to be digitalized, it is imperative to have more research on this topic. Nevertheless, it is also relevant that these skills are not developed on their own, but also taking into consideration the development of other skills implicit in the methodology applied by Happy Code, such as entrepreneurship, and themes like Design Thinking and Lean Startup. In this sense, in order to substantiate the approach to these themes in the research, data collection was carried out through semi-structured interviews, participant and assisted observation, knowledge and skills questionnaires. Demonstrating the relationship between this study field and Happy Code, which highlight the skills for the 21st century and their development, betting on its own methodology and dynamics that contribute to the achievement of its main goals, and in turn, the objectives and questions of this research paper.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaPaulo, Ana Rita Kitller Coelho Guerreiro2023-04-03T14:05:59Z20222022-10-122022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:23.193007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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