A pesquisa guiada como estratégia para o desenvolvimento de competências na disciplina de Economia do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58040 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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A pesquisa guiada como estratégia para o desenvolvimento de competências na disciplina de Economia do ensino profissionalCompetênciasDesenvolvimento das competênciasEnsino profissionalEnsino da economiaPensamento críticoLiteracia digitalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste estudo utilizou a Pesquisa Guiada (PG) como estratégia de ensino-aprendizagem com o propósito de percecionar o desenvolvimento de competências de literacia da informação e do pensamento crítico numa turma do ensino profissional. A PG apresenta-se como um tipo de Aprendizagem Baseada na Investigação, na qual o principal objetivo é desenvolver múltiplas literacias, nomeadamente: competências de pesquisa, análise, interpretação, síntese e comunicação de informação e do pensamento crítico, através da cooperação, assim como promover o desenvolvimento pessoal e a autonomia por parte dos alunos/as ao longo do processo de ensinoaprendizagem. Durante a fase inicial de observação de aulas na escola cooperante, percebeu-se que os alunos/as apresentam dificuldades nas competências transversais trabalhadas na PG, importantes para a sua aprendizagem, aliadas a uma dificuldade de pensar criticamente para inferir e refletir sobre os temas que lhes são apresentados. Dada a crescente massificação da informação, e por outro lado, a contra informação e desinformação que advém deste fenómeno, percebeu-se que os alunos/as não sabem, muitas vezes, filtrar e interpretar toda a informação a que têm acesso. Face ao exposto, esta investigação tem como objetivo geral compreender o contributo da PG para o desenvolvimento de competências de pesquisa, análise, interpretação e pensamento crítico. Consubstanciando, o presente estudo assume uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, utilizando-se uma investigação sobre a própria prática. O estudo empírico foi desenvolvido na disciplina de Economia, lecionada numa turma do 12º ano de um curso profissional, no ano letivo 2021/2022. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação participante, análise documental, entrevista semiestruturada e inquéritos por questionário. Para o desenvolvimento da prática de ensino, no tema “A economia portuguesa na atualidade e no contexto da União Europeia”, foram delineados os pressupostos da Pesquisa Guiada utilizando o denominado 4C/ID instrucional design model, sendo este um modelo educacional que promove o ensino de aprendizagens complexas através de um modelo gradativo para o nível de dificuldade nas tarefas. Através da avaliação sumativa e formativa, da autoavaliação dos alunos/as, e da análise dos dados, percebeu-se um desenvolvimento nas competências pré-definidas dos alunos/as, bem como um incremento na sua capacidade de pensar criticamente sobre as informações recebidas e consequente aprendizagemThis study used Guided Inquiry (GI) as a teaching-learning strategy with the purpose of understanding the development of information literacy and critical thinking skills in a vocational education class. GI presents itself as a type of Inquiry-Based Learning, in which the main objective is to develop multiple literacies, namely: research skills, analysis, interpretation, synthesis and communication of information and critical thinking, through cooperation, as well as promote personal development and autonomy on the part of students throughout the teaching-learning process. During the initial phase of observation of classes in the cooperating school, it was noticed that the students present difficulties in the transversal competences worked in the GI, which are important for their learning, combined with a difficulty of thinking critically to infer and reflect on the themes that are presented to them. Given the increasing massification of information, and on the other hand, the counter-information and misinformation that arise from this phenomenon, it was noticed that students often do not know how to filter and interpret all the information they have access to. In view of the above, this investigation has the general objective of understanding the contribution of GI to the development of research, analysis, interpretation, and critical thinking skills. In substance, the present research/study assumes a qualitative approach, of the Case Study type, using an investigation about the practice itself. The empirical study was developed in the subject of Economics, taught in a class of the 12th year of a vocational course, in the academic year 2021/2022. As data collection instruments, participant observation, documentary research, semistructured interviews and questionnaire surveys were used. For the development of teaching practice, on the theme “The Portuguese economy today and in the context of the European Union”, the assumptions of the GI were outlined using the so-called 4C/ID instructional design model, which is an educational model that promotes teaching of complex learning through a gradual model for the level of difficulty in the tasks. Through the summative and formative assessment, the self-assessment of the students, and the analysis of the data, a development in pre-defined students’ skills was noticed, as well as an increase in the ability to think critically about the information received and consequent learning.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Pedro Miguel Faustino2023-06-07T13:37:42Z2022-07-082022-06-212022-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:25.107416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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