A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Joana Rita Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6333
Resumo: Os números de crianças sinalizadas como estando em situação de risco, nomeadamente, devido às condições familiares, precariedade e abuso aumenta anualmente. Estes dados alertam para o quão importante é intervir ao nível dos contextos de risco, procurando identificar os fatores que minimizam as suas consequências negativas para o desenvolvimento da criança. A literatura defende que o baixo nível socioeconómico e o abuso têm consequências negativas para o desenvolvimento das crianças em diversos sectores. Procurou-se comparar o desenvolvimento psicomotor, através da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal, de crianças de nível socioeconómico alto e baixo, assim como vítimas de abuso e grupo de controlo. Pretendeu-se também, no sentido de identificar fatores de proteção, compreender o papel das atividades extracurriculares na relação entre os fatores de risco e o desenvolvimento psicomotor, testando a hipótese de moderação gerada pela participação. Para constituição dos grupos com base no abuso, foi usado o Questionário de Avaliação do Mau Trato, Negligência e Abuso Sexual (Calheiros, 2006), e a Bateria Psicomotora (BPM) (Fonseca, 1985), para avaliação da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal. Verificou-se que ambos fatores de risco apresentam consequências ao nível do desenvolvimento psicomotor. As médias da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal variaram, tal como era esperado, em função do nível socioeconómico e da ocorrência de abuso. Relativamente às atividades extracurriculares, a moderação não foi verificada para o grupo de abuso, no entanto o grupo de controlo melhorou os valores de estruturação espaciotemporal em função da participação em atividades extracurriculares.
id RCAP_a9e00b7fa03a339c8fed259cd90b8458
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurricularesAbusoNível socioeconómicoNoção do corpoEstruturação sspaciotemporalAtividades extracurricularesChild abuseSocioeconomic statusBody perceptSpace-temporal structurationExtracurricular activitiesOs números de crianças sinalizadas como estando em situação de risco, nomeadamente, devido às condições familiares, precariedade e abuso aumenta anualmente. Estes dados alertam para o quão importante é intervir ao nível dos contextos de risco, procurando identificar os fatores que minimizam as suas consequências negativas para o desenvolvimento da criança. A literatura defende que o baixo nível socioeconómico e o abuso têm consequências negativas para o desenvolvimento das crianças em diversos sectores. Procurou-se comparar o desenvolvimento psicomotor, através da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal, de crianças de nível socioeconómico alto e baixo, assim como vítimas de abuso e grupo de controlo. Pretendeu-se também, no sentido de identificar fatores de proteção, compreender o papel das atividades extracurriculares na relação entre os fatores de risco e o desenvolvimento psicomotor, testando a hipótese de moderação gerada pela participação. Para constituição dos grupos com base no abuso, foi usado o Questionário de Avaliação do Mau Trato, Negligência e Abuso Sexual (Calheiros, 2006), e a Bateria Psicomotora (BPM) (Fonseca, 1985), para avaliação da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal. Verificou-se que ambos fatores de risco apresentam consequências ao nível do desenvolvimento psicomotor. As médias da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal variaram, tal como era esperado, em função do nível socioeconómico e da ocorrência de abuso. Relativamente às atividades extracurriculares, a moderação não foi verificada para o grupo de abuso, no entanto o grupo de controlo melhorou os valores de estruturação espaciotemporal em função da participação em atividades extracurriculares.The number of children referred as living in a risk situation, mainly because of family conditions, precariousness and abuse, increases every year. These data alerts for how important is to intervene in those risk contexts, by trying to identify factors that minimize the consequences of those factors for child development. The literature suggests that the low socioeconomic status and child abuse provide negative consequences for child development in several areas. One of the goals was to compare the psychomotor development, through the evaluation of the body percept and the space-temporal structuration, of children with high and low socioeconomic status, as well as children abused and not abused. The other goal was to understand the role of extracurricular activities, in the relation between risk factors and psychomotor development, by testing the moderation hypothesis caused by the participation in activities, and try to identify protective factors. For groups constitution was used the Questionnaire of Evaluation of Maltreatment, Neglect and Sexual Abuse (Calheiros, 2006), and for evaluate the body percept and the space-temporal structuration was used the Psychomotor Battery (Fonseca, 1985). The results showed that both risk factors seem to present consequences at psychomotor development. The mean values of body percept and space-temporal structuration ranged, as expected, according to the socioeconomic status and the presence of abuse. Concerning to extracurricular activities, the moderation was not supported for the abuse group. However, the control group showed better scores of space-temporal structuration, according to the participation in extracurricular activities.2014-01-23T16:42:39Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6333porJoaquim, Joana Rita Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:41.199909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
title A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
spellingShingle A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
Joaquim, Joana Rita Lopes
Abuso
Nível socioeconómico
Noção do corpo
Estruturação sspaciotemporal
Atividades extracurriculares
Child abuse
Socioeconomic status
Body percept
Space-temporal structuration
Extracurricular activities
title_short A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
title_full A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
title_fullStr A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
title_full_unstemmed A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
title_sort A influência do mau trato e do nível socioeconómico no desenvolvimento psicomotor: o papel moderador das atividades extracurriculares
author Joaquim, Joana Rita Lopes
author_facet Joaquim, Joana Rita Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Joana Rita Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Abuso
Nível socioeconómico
Noção do corpo
Estruturação sspaciotemporal
Atividades extracurriculares
Child abuse
Socioeconomic status
Body percept
Space-temporal structuration
Extracurricular activities
topic Abuso
Nível socioeconómico
Noção do corpo
Estruturação sspaciotemporal
Atividades extracurriculares
Child abuse
Socioeconomic status
Body percept
Space-temporal structuration
Extracurricular activities
description Os números de crianças sinalizadas como estando em situação de risco, nomeadamente, devido às condições familiares, precariedade e abuso aumenta anualmente. Estes dados alertam para o quão importante é intervir ao nível dos contextos de risco, procurando identificar os fatores que minimizam as suas consequências negativas para o desenvolvimento da criança. A literatura defende que o baixo nível socioeconómico e o abuso têm consequências negativas para o desenvolvimento das crianças em diversos sectores. Procurou-se comparar o desenvolvimento psicomotor, através da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal, de crianças de nível socioeconómico alto e baixo, assim como vítimas de abuso e grupo de controlo. Pretendeu-se também, no sentido de identificar fatores de proteção, compreender o papel das atividades extracurriculares na relação entre os fatores de risco e o desenvolvimento psicomotor, testando a hipótese de moderação gerada pela participação. Para constituição dos grupos com base no abuso, foi usado o Questionário de Avaliação do Mau Trato, Negligência e Abuso Sexual (Calheiros, 2006), e a Bateria Psicomotora (BPM) (Fonseca, 1985), para avaliação da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal. Verificou-se que ambos fatores de risco apresentam consequências ao nível do desenvolvimento psicomotor. As médias da noção do corpo e da estruturação espaciotemporal variaram, tal como era esperado, em função do nível socioeconómico e da ocorrência de abuso. Relativamente às atividades extracurriculares, a moderação não foi verificada para o grupo de abuso, no entanto o grupo de controlo melhorou os valores de estruturação espaciotemporal em função da participação em atividades extracurriculares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-10
2014-01-23T16:42:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6333
url http://hdl.handle.net/10071/6333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134767221833728