Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jéssica Gouveia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3534
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas.
id RCAP_a9e7654e325040ecc0fcbfee450b421c
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloEnsino da matemáticaJogoNúmeroDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineReis, Jéssica Gouveia2018-09-12T11:06:39Z2018-06-132018-06-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3534TID:201973456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:22Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:36.798951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
Reis, Jéssica Gouveia
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino da matemática
Jogo
Número
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
author Reis, Jéssica Gouveia
author_facet Reis, Jéssica Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jéssica Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino da matemática
Jogo
Número
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino da matemática
Jogo
Número
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T11:06:39Z
2018-06-13
2018-06-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3534
TID:201973456
url http://hdl.handle.net/10400.8/3534
identifier_str_mv TID:201973456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136970168860672