Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carla Daniela Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3078
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 23 de Abril de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_a9eeccc5f42dbf1f1708f3cfce80b972
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino BásicoCidadaniaDidácticaEducaçãoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Estudo do MeioFormaçãoCitizenshipEducationEnvironmental StudiesKindergarten EducationKnowledge of the WorldTeachingMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 23 de Abril de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).Com o presente relatório de estágio, “Didáticas do Estudo do Meio: abordagens transversais no jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico“, pretendo questionar e refletir sobre toda a minha prática educativa supervisionada enquanto futura educadora/professora, tendo como foco o ensino das áreas do Conhecimento do mundo no Pré-escolar e do Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, são objetivos deste trabalho averiguar de que modo as minhas sequências didáticas e práticas didáticas despertaram nas crianças, crianças-alunos, o interesse para as áreas referidas anteriormente. No presente trabalho, encontramos uma contextualização teórica que incide em questões sobre formação de professores, currículo e didáticas, sendo estes aspetos fundamentais na realização tanto da minha prática educativa supervisionada, como na elaboração deste trabalho. Foi meu objetivo durante a minha formação, em contexto de sala de aula, abordar as áreas do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio de forma transversal e interdisciplinar. Foram áreas que estiveram sempre interligadas com todas as que fazem parte do currículo dos níveis de ensino já citados. Deste modo, uma das áreas abordadas de modo transversal foi a Formação Pessoal e Social (Pré-escolar) e Cidadania, tendo esta área um tempo curricular de uma hora por semana, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma das partes deste relatório consiste numa análise e reflexão das Práticas Educativas Supervisionadas, na qual analiso a minha formação na prática, em contexto de sala de aula e o modo como esta afetou os alunos que estiveram envolvidos neste processo.ABSTRACT: With this training report, "Teaching Environmental Studies: transversal approaches in the kindergarten and Primary School", I intend to question and reflect on all my supervised educational practice as a future educator / teacher, focusing teaching in the areas of Knowledge of the World in the kindergarten and Environmental Studies at the Primary School. Thus, objectives of this study are to find out how my didactic sequences and didactic teaching practices aroused in children, children - students, the interest for the areas mentioned above. In this study, we found a theoretical context that focuses on questions about teacher training, curriculum and teaching, which are fundamental aspects in succeeding in both my supervised educational practice and in this study. During my training in the context of the classroom it was my goal addressing the areas of Knowledge of the World and Environment Study in a transversal and interdisciplinary way. They were areas which have always been connected with all that part of the curriculum teaching units already mentioned.Thus, one of the areas transversally addressed was the Personal and Social Education (Kindergaten) and Citizenship, and this area is taught once a week in the Primary School. Part of this report is an analysis and reflection of Supervised Educational Practices, in which I analyze my practice in the context of the classroom and how it affected the students who were involved in this process.Medeiros, Emanuel OliveiraRepositório da Universidade dos AçoresVieira, Carla Daniela Cardoso2014-06-17T12:13:45Z2014-04-232014-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3078201393956porVieira, Carla Daniela Cardoso. "Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. 127, [29] p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:40.769040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
title Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
Vieira, Carla Daniela Cardoso
Cidadania
Didáctica
Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Formação
Citizenship
Education
Environmental Studies
Kindergarten Education
Knowledge of the World
Teaching
title_short Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico
author Vieira, Carla Daniela Cardoso
author_facet Vieira, Carla Daniela Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Emanuel Oliveira
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carla Daniela Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Didáctica
Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Formação
Citizenship
Education
Environmental Studies
Kindergarten Education
Knowledge of the World
Teaching
topic Cidadania
Didáctica
Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Formação
Citizenship
Education
Environmental Studies
Kindergarten Education
Knowledge of the World
Teaching
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 23 de Abril de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-17T12:13:45Z
2014-04-23
2014-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3078
201393956
url http://hdl.handle.net/10400.3/3078
identifier_str_mv 201393956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Carla Daniela Cardoso. "Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. 127, [29] p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130707353665536