Competências pessoais e sociais em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mónica Alexandra da Cruz, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4737
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
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spelling Competências pessoais e sociais em contexto escolarAgressividade na adolescênciaComportamento de risco (Psicologia) na adolescênciaCompetências sociais na adolescênciaBem-estarDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 23 de Outubro de 2019Este estudo teve por objetivo estudar as competências pessoais e sociais de jovens em contexto escolar, em regime alternativo. Pretendeu-se avaliar as competências pessoais e sociais relacionadas com a autoestima, capacidade para identificar e resolver problemas, gerir conflitos interpessoais, otimizar a sua comunicação interpessoal, defender os seus direitos e resistir à pressão dos pares. Para a realização da investigação recorreu-se a 71 (setenta e um) participantes (82,1% rapazes e 17,9% raparigas, sendo a idade mínima de 14 e a máxima de 17 anos), a frequentar o 8.º ano. Foi realizada uma investigação-ação e utilizada uma abordagem mista que integrou metodologias quantitativas e qualitativas. Os instrumentos utilizados foram um programa de competências pessoais e sociais, um questionário de avaliação de competências “Para mim é fácil”, que inclui 5 dimensões, nomeadamente, Competências Básicas, Resolução de Problemas, Definição de Objetivos, Relações Interpessoais e a mais relevante neste estudo a Regulação Emocional, o instrumento KIDSCREEN10 foi utilizado para medir o bem-estar, para o estudo qualitativo foi realizada uma entrevista semiestruturada com utilização de grupo focal. Os resultados revelam não haver diferenças estatisticamente significativas no momento pré e pós intervenção, no entanto existem valores superiores em relação às médias no momento pós intervenção. A competência Regulação Emocional revela ser influenciada pelas dimensões Competências Básicas e Resolução de Problemas. Denotou-se, nos jovens, dificuldades em partilhar as suas ideias, bem como a incapacidade de ouvir os outros. O estudo criou impacto positivo permitindo aos participantes compreensão das suas competências, escolhas e adaptabilidade para o futuro.This study aimed to study the personal and social competences of young people in school context, in alternative regime. The aim was to assess personal and social skills related to self-esteem, ability to identify and solve problems, manage interpersonal conflicts, optimize their interpersonal communication, defend their rights and resist peer pressure. For the research was used 71 (seventy-one) participants (82.1% boys and 17.9% girls, with the minimum age of 14 and the maximum of 17 years), attending the 8th grade. An action research was performed and a mixed approach was used which integrated quantitative and qualitative methodologies. The instruments used were a personal and social skills program, a “For me is easy” skills assessment questionnaire, which includes 5 dimensions, namely, Basic Skills, Problem Solving, Goal Setting, Interpersonal Relations and the most relevant in this study the Emotional Regulation, the KIDSCREEN10 instrument was used to measure well-being. For the qualitative study, a semi-structured interview using a focus group was performed. The results show no statistically significant differences before and after the intervention, however there are higher values compared to the averages at the post intervention. The Emotional Regulation competence proves to be influenced by the Basic Competencies and Problem Solving dimensions. Young people found it difficult to share their ideas, as well as the inability to listen to others. The study created positive impact by allowing participants to understand their skills, choices and adaptability for the future.2019-11-18T17:50:02Z2019-11-182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4737http://hdl.handle.net/11067/4737TID:202310000porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mónica Alexandra da Cruz, 1990-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:52Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:52.814757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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