Avaliação da satisfação das puérperas nos cuidados de saúde no parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Andreia Pereira Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10630
Resumo: O presente trabalho propôs-se avaliar a satisfação das utentes relativamente aos cuidados de saúde prestados no parto. Esta avaliação pretendeu aferir o nível de satisfação global e a sua discriminação em relação a diferentes aspetos de funcionamento da organização geral do serviço, do atendimento e dos cuidados de saúde prestados procurando-se ainda identificar em que medida algumas variáveis sociodemográficas, obstétricas e clinicas podem influenciar positiva ou negativamente essa satisfação. Foi também determinado, em relação a cada uma dessas dimensões, a satisfação com os aspetos específicos de desempenho e identificadas as áreas de intervenção prioritárias em termos de melhoria na perspetiva das utentes. Neste contexto, o estudo empírico visa traçar o perfil das clientes do Serviço de bloco de Partos/Obstetrícia I do Hospital Infante D. Pedro, verificar a sua intenção de retorno e avaliar a perceção que elas têm da qualidade dos serviços de saúde prestados no parto, tendo como objetivo avaliar a satisfação das puérperas relativamente aos cuidados prestados no parto. Efetivou-se um estudo descritivo-correlacional com recurso a um instrumento de colheita de dados adaptado da escala SERVQUAL. Concluiu-se que de um modo geral as puérperas encontram-se satisfeitas com os cuidados prestados, sendo a sua perceção supera a generalidade das expectativas. Contudo uma análise pormenorizada dos resultados permitiu identificar aspetos menos positivos e refletir sobre intervenções que visem a melhoria contínua do serviço, nomeadamente, a promoção da identificação adequada dos profissionais, a sugestão de medidas para diminuir a incidência de cesarianas, bem como, o alerta para a necessidade de reajustar os recursos humanos de acordo com as necessidades.
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