Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Andreia Catarina Valente dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10477
Resumo: A presente dissertação tem como finalidade comparar duas perspetivas quanto à qualidade prestada e recebida e relacionar esta variável com outras, como a orientação para o mercado, a imagem percebida da loja, a satisfação e a intenção de comportamento, que nos ajudarão a conhecer melhor a realidade do serviço prestado e recebido no contexto dos supermercados do distrito de Aveiro. Neste sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveram-se dois questionários baseados na revisão da literatura da temática em estudo, os quais foram aplicados aos gestores das lojas, do lado da oferta, e aos clientes dos supermercados, do lado da procura. Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões as perceções positivas dos clientes relativamente à imagem da loja, à satisfação e à qualidade do serviço prestado na mesma, o que influencia a intenção de comportamento futura do consumidor. No que diz respeito à orientação para o mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois os resultados apenas permitem afirmar o impacte positivo da geração de informação na qualidade percebida pelos gestores de loja. Constatamos ainda, através da análise do gap 6, que os gestores das lojas são demasiado otimistas em relação à qualidade do serviço que prestam.
id RCAP_ff2465af55097afbf0bfaa500b8a08e0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados AveiroGestão estratégicaComércio alimentar: Aveiro (Portugal)Gestão de serviçosGestão da qualidadeAvaliação da qualidadeSatisfação do consumidorA presente dissertação tem como finalidade comparar duas perspetivas quanto à qualidade prestada e recebida e relacionar esta variável com outras, como a orientação para o mercado, a imagem percebida da loja, a satisfação e a intenção de comportamento, que nos ajudarão a conhecer melhor a realidade do serviço prestado e recebido no contexto dos supermercados do distrito de Aveiro. Neste sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveram-se dois questionários baseados na revisão da literatura da temática em estudo, os quais foram aplicados aos gestores das lojas, do lado da oferta, e aos clientes dos supermercados, do lado da procura. Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões as perceções positivas dos clientes relativamente à imagem da loja, à satisfação e à qualidade do serviço prestado na mesma, o que influencia a intenção de comportamento futura do consumidor. No que diz respeito à orientação para o mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois os resultados apenas permitem afirmar o impacte positivo da geração de informação na qualidade percebida pelos gestores de loja. Constatamos ainda, através da análise do gap 6, que os gestores das lojas são demasiado otimistas em relação à qualidade do serviço que prestam.This dissertation aims to compare two perspectives on the quality provided and received and relate this variable with others, such as market orientation, the perceived image of the store, satisfaction, behavior intention, that will help us to better understand the reality of the service provided and received in the context of supermarkets of Aveiro area. In this sense, in order to better understand this intention, two questionnaires were developed based on the literature review of the subject under study, which were applied to the manager of each the stores, on the supply side, and customers of supermarkets, on demand site. Data analyze allow us to highlight the main conclusions: positive customer perceptions regarding the store image, satisfaction and service quality in it, which influences the intention of future consumer behavior. Regarding market orientation, not all dimensions were statistically significant, because the results only allow us to affirm the positive impact of the information generation on quality perceived by the managers of the store. Gap 6 reveals that the managers of the stores are too optimistic about the quality of the service provided.Universidade de Aveiro2013-05-23T11:23:29Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10477porLopes, Andreia Catarina Valente dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:22Zoai:ria.ua.pt:10773/10477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:04.331036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
title Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
spellingShingle Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
Lopes, Andreia Catarina Valente dos Santos
Gestão estratégica
Comércio alimentar: Aveiro (Portugal)
Gestão de serviços
Gestão da qualidade
Avaliação da qualidade
Satisfação do consumidor
title_short Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
title_full Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
title_fullStr Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
title_full_unstemmed Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
title_sort Orientação para o mercado e qualidade percebida: supermercados Aveiro
author Lopes, Andreia Catarina Valente dos Santos
author_facet Lopes, Andreia Catarina Valente dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Andreia Catarina Valente dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Comércio alimentar: Aveiro (Portugal)
Gestão de serviços
Gestão da qualidade
Avaliação da qualidade
Satisfação do consumidor
topic Gestão estratégica
Comércio alimentar: Aveiro (Portugal)
Gestão de serviços
Gestão da qualidade
Avaliação da qualidade
Satisfação do consumidor
description A presente dissertação tem como finalidade comparar duas perspetivas quanto à qualidade prestada e recebida e relacionar esta variável com outras, como a orientação para o mercado, a imagem percebida da loja, a satisfação e a intenção de comportamento, que nos ajudarão a conhecer melhor a realidade do serviço prestado e recebido no contexto dos supermercados do distrito de Aveiro. Neste sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveram-se dois questionários baseados na revisão da literatura da temática em estudo, os quais foram aplicados aos gestores das lojas, do lado da oferta, e aos clientes dos supermercados, do lado da procura. Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões as perceções positivas dos clientes relativamente à imagem da loja, à satisfação e à qualidade do serviço prestado na mesma, o que influencia a intenção de comportamento futura do consumidor. No que diz respeito à orientação para o mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois os resultados apenas permitem afirmar o impacte positivo da geração de informação na qualidade percebida pelos gestores de loja. Constatamos ainda, através da análise do gap 6, que os gestores das lojas são demasiado otimistas em relação à qualidade do serviço que prestam.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-23T11:23:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10477
url http://hdl.handle.net/10773/10477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521709350912