Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Sara Cristina Peixoto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11555
Resumo: O presente relatório apresentado consta da prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Matemática, Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática decorreu no ano letivo 2013/2014, em três instituições diferentes, sediadas na cidade de Bragança. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação, a atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional passado, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar os obstáculos. Será, também, apresentada uma investigação com o intuito perceber quais eram as conceções que os alunos usufruíam e a sua evolução depois de uma intervenção sobre a temática “ Reprodução Humana”. O instrumento escolhido para a recolha de dados foi o Inquérito por Questionário, com questões abertas e fechadas, que foram respondidas por escrito. No final, serão apresentadas as considerações finais com uma avaliação geral do desempenho ao longo desta prática profissional, a sua importância e alguns aspetos relevantes que ocorreram durante esta prática.
id RCAP_aa13ed369f84babe4ea939c0297ce0d4
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresentado consta da prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Matemática, Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática decorreu no ano letivo 2013/2014, em três instituições diferentes, sediadas na cidade de Bragança. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação, a atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional passado, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar os obstáculos. Será, também, apresentada uma investigação com o intuito perceber quais eram as conceções que os alunos usufruíam e a sua evolução depois de uma intervenção sobre a temática “ Reprodução Humana”. O instrumento escolhido para a recolha de dados foi o Inquérito por Questionário, com questões abertas e fechadas, que foram respondidas por escrito. No final, serão apresentadas as considerações finais com uma avaliação geral do desempenho ao longo desta prática profissional, a sua importância e alguns aspetos relevantes que ocorreram durante esta prática.The presented report is the result of the practice developed in the internship conceived under the terms in the Prática de Ensino Supervisionada (PES) (Supervised Teaching Practice) of the Master in Education in the 1st and 2nd cycles of studies, which provides professional habilitation to teach in the 1st cycle of studies and to teach Mathematics, Portuguese Language, Nature’s Science and Portugal’s History and Geography in the 2nd cycle of studies. This practice took place in the school year of 2013/2014 in three different institutions headquartered in the city of Bragança. The purpose of this report is to reflect the training path, the critical and reflective approach to the challenges and the processes and performances of the former professional quotidian, whereby the obstacles that appeared throughout the process and the corresponding ways of overcoming them will be highlighted. In addition, it will present a research that was developed in order to understand what conceptions students benefited from the most and its evolution after one intervention on the theme "Human Reproduction". The chosen instrument for data collection was the questionnaire survey with open and closed questions, which were answered in writing. To conclude, the final considerations with an overall assessment of the performance over this professional practice, its importance and some relevant aspects that occurred during this practice will be presented.Mafra, PauloBiblioteca Digital do IPBBorges, Sara Cristina Peixoto2015-01-14T12:41:37Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11555TID:201989735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:17:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:07.747551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Borges, Sara Cristina Peixoto
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
author Borges, Sara Cristina Peixoto
author_facet Borges, Sara Cristina Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mafra, Paulo
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Sara Cristina Peixoto
description O presente relatório apresentado consta da prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Matemática, Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática decorreu no ano letivo 2013/2014, em três instituições diferentes, sediadas na cidade de Bragança. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação, a atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional passado, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar os obstáculos. Será, também, apresentada uma investigação com o intuito perceber quais eram as conceções que os alunos usufruíam e a sua evolução depois de uma intervenção sobre a temática “ Reprodução Humana”. O instrumento escolhido para a recolha de dados foi o Inquérito por Questionário, com questões abertas e fechadas, que foram respondidas por escrito. No final, serão apresentadas as considerações finais com uma avaliação geral do desempenho ao longo desta prática profissional, a sua importância e alguns aspetos relevantes que ocorreram durante esta prática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-14T12:41:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/11555
TID:201989735
url http://hdl.handle.net/10198/11555
identifier_str_mv TID:201989735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135259351056384