Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Ana Sofia, 1976-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2841
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_aa3cdfee801ee39c124d4875af14e9ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetizaçãoFormação de adultos - PortugalAlfabetização de adultosLiteracia - PortugalTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A investigação, situada no âmbito da educação de adultos, apresenta um estudo de caso sobre os impactos da aprendizagem da leitura e da escrita na vida quotidiana de um grupo de adultos em processo de alfabetização que participam no projecto Ler com Arte. O desenvolvimento da investigação pretende conhecer, analisar e reflectir sobre a forma como as aprendizagens realizadas por estes adultos em processo de alfabetização se concretizam nas diferentes situações quotidianas experienciadas e como estas podem constituir elementos transformadores do seu mundo. Neste sentido torna visível o impacto da alfabetização como instrumento da literacia, entendida como acção no mundo pessoal, social e cultural, assim como as suas consequências para o desenvolvimento da pessoa. A metodologia de investigação qualitativa recorre à análise de conteúdo dos dados recolhidos através de observação participante e de realização de entrevistas semi-estruturadas. A análise parte das perspectivas dos adultos em processo de alfabetização e incide na relação e inter-dependência entre as dimensões temáticas que se relacionam com as motivações/expectativas, os impactos da aprendizagem da leitura e da escrita nas práticas de literacia (usos e contextos) e as mudanças possibilitadas na sua vida pessoal e social. Os resultados mostram que as experiências que decorrem da aprendizagem da leitura e da escrita são positivas e têm importantes implicações na vida pessoal e social destes adultos, nomeadamente em relação à auto-estima, à confiança em si próprio, ao relacionamento inter-pessoal ou à resolução de problemas. Também possibilitam a participação num número crescente de práticas de literacia, de cariz mais utilitário e maioritariamente que impliquem a utilização da leitura, como a orientação e a deslocação na cidade, a comunicação inter-pessoal, a gestão das finanças domésticas ou a aquisição de bens de primeira necessidade.This research on adult education presents a case study about the impacts of learning to read and write in the daily life of a group of adults undergoing a process of literacy participating in the project Read with Art. By developing this research it is our aim to know, analyze and reflect about the ways in which the learning achieved by these adults in a literacy process materialize in the different daily situations they experience and how these experiences may transform their world. Considering these aspects, this research presents some evidences of the impact of literacy, understood as action in the personal, social and cultural world, as well as its consequences to personal development. A qualitative approach was followed. The data were collected through participant observation and semi-structured interviews. Content analysis was used to analyze the collected data. The analysis parts from the perspectives of the adults in a literacy process and is centered in the interdependent relationship between the thematic dimensions related with motivations/expectations, the impacts of learning to read and write in the literacy practices (contexts and uses) and the changes produced in their personal and social lives. The findings show that the experiences arising from the writing and reading learning process have positive impacts and implications in these adults personal and social life, particularly concerning their self-esteem, self-confidence, inter-personal relations and problem solving. This process also makes possible their participation in a growing number of literacy practices, with a more utilitarian nature and implicating mainly the use of reading, such as orienting and moving in the city, inter-personal communication, management of household finances or the acquisition of basic goods.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaBruno, Ana Sofia, 1976-2011-03-29T09:00:35Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:05.696939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
title Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
spellingShingle Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
Bruno, Ana Sofia, 1976-
Formação de adultos - Portugal
Alfabetização de adultos
Literacia - Portugal
Teses de mestrado - 2010
title_short Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
title_full Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
title_fullStr Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
title_full_unstemmed Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
title_sort Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
author Bruno, Ana Sofia, 1976-
author_facet Bruno, Ana Sofia, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, Ana Sofia, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Alfabetização de adultos
Literacia - Portugal
Teses de mestrado - 2010
topic Formação de adultos - Portugal
Alfabetização de adultos
Literacia - Portugal
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-29T09:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2841
url http://hdl.handle.net/10451/2841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134175558631424