O treino do reconhecimento das emoções no desenvolvimento das capacidades da Teoria da Mente : um estudo com crianças com Perturbação do Espetro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cândida Maria Torrão Moreira dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5878
Resumo: As Perturbações do Espetro do Autismo são caracterizadas por uma alteração global do desenvolvimento. Esta alteração é observada, segundo Lorna Wing (1981), em três áreas fundamentais: na comunicação, na interação social e na imaginação. Segundo Baron-Cohen (2009) os défices apresentados na comunicação e na interação social, são consequência de um atraso no desenvolvimento de uma Teoria da Mente (ToM). O modelo da Teoria da Mente sugere que a causa do autismo reside na dificuldade no entendimento das mentes do outro, das suas emoções, sentimentos, crenças e pensamentos. Com base neste modelo, o presente estudo tem como objetivo testar a eficácia de um treino do reconhecimento de emoções e noções de crença falsa (consideradas percursoras da ToM) em crianças diagnosticadas com autismo de alto funcionamento. A amostra foi constituída por nove crianças, oito rapazes e uma rapariga, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Os participantes foram recrutados de uma clinica privada onde têm acompanhamento semanal. Os resultados sugerem uma aprendizagem cognitiva do reconhecimento da expressão facial emocional, assim como, da noção de crença falsa e apontam no mesmo sentido de outros estudos similares já realizados que constam da literatura. Porém o limitado número amostral, bem como a inexistência de um grupo de referência, leva à necessidade de ser prudente nas conclusões a retirar dos desempenhos obtidos.
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