A importância da qualidade total na satisfação do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Michael Morais dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2456
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral a satisfação do cliente e a qualidade total. Utilizando para isso o modelo ECSI (Índice de Satisfação Europeu) modificado, para avaliar a satisfação do cliente nos serviços prestados por uma determinada operadora de telecomunicações móveis nacional, determinando as variáveis que influenciam a fidelização em relação a essa operadora. A partir da revisão literária sobre os antecedentes da satisfação, foi efetuada a adaptação do modelo ECSI, introduzindo para o efeito as dimensões da qualidade total, Segundo o prémio EFQMA (European Foundation for Quality management award) mais precisamente as variáveis Liderança, Parcerias e Recursos, Pessoas, Processos, Estratégia e Resultados e Desempenho. Relativamente a metodologia, foi aplicado um questionário por administração direta a uma amostra probabilística por conveniência, a um universo de 200 pessoas (110 clientes e 90 colaboradores da operadora). O tratamento de dados foi efetuado mediante a utilização do SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 21, para a analise PSL (partial Least Squares) foi utilizado o software SmartPls. A nível de resultados, verifica-se de uma forma geral que os cliente estão satisfeitos com a qualidade oferecida nos o serviços fornecidos pela operadora de telecomunicações analisada.
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