O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, Ana Sofia Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19242
Resumo: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRM
id RCAP_b65d04daa567ae177a2bfd7e61c931a4
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancárioSatisfação do clienteLealdade do clienteÍndice de SatisfaçãoACSIECSIRetorno do InvestimentoValorização de mercadoMercado de capitaisDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRMVários estudos têm reconhecido o impacto dos activos intangíveis, como o valor da marca, a satisfação e lealdade do cliente, etc., na performance financeira das empresas, sobretudo em contextos sectoriais muito competitivos. É por isso natural que o mundo corporativo dedique cada vez mais importância à satisfação dos clientes e invista avultadas quantias nos factores considerados determinantes no aumento da satisfação. No entanto, numa altura em que o sector empresarial é confrontado com a necessidade de reduzir os custos, a eficácia destes investimentos tem vindo a ser questionada, tornando cada vez mais pertinente quantificar de que forma os investimentos realizados na melhoria da satisfação se traduzem, de facto, em receitas para a empresa. Circunscrevemos a análise a apenas um sector de actividade – sector bancário nacional, e correlacionámos os índices de satisfação de 4 instituições bancárias com a variabilidade do preço das suas acções em bolsa, para a década 2004-2014. Aplicaram-se modelos de regressão linear simples e múltipla para perceber se: a) É possível estabelecer uma relação de causa-efeito entre as variações dos bancos nos índices de satisfação e a oscilação do preço das suas acções no PSI20; b) Existem diferenças na relação de causalidade para cada banco individualmente; c) É possível identificar o efeito moderador de outra(s) variáveis na relação entre satisfação e cotação das acções; Foi testada outra variável para representar o cenário macroeconómico dos bancos: a média global do índice PSI20. Isoladamente, a satisfação dos clientes não demonstra qualquer efeito na variação do preço das acções, no entanto quando associada ao PSI20 mostrou-se estatisticamente significativa em 2 bancos.Coelho, Pedro Miguel Pereira SimõesRUNFortunato, Ana Sofia Duarte2016-10-26T13:27:11Z2016-02-222016-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19242TID:201113228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:00:32Zoai:run.unl.pt:10362/19242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:22.649318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
title O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
spellingShingle O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
Fortunato, Ana Sofia Duarte
Satisfação do cliente
Lealdade do cliente
Índice de Satisfação
ACSI
ECSI
Retorno do Investimento
Valorização de mercado
Mercado de capitais
title_short O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
title_full O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
title_fullStr O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
title_full_unstemmed O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
title_sort O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
author Fortunato, Ana Sofia Duarte
author_facet Fortunato, Ana Sofia Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Pedro Miguel Pereira Simões
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortunato, Ana Sofia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do cliente
Lealdade do cliente
Índice de Satisfação
ACSI
ECSI
Retorno do Investimento
Valorização de mercado
Mercado de capitais
topic Satisfação do cliente
Lealdade do cliente
Índice de Satisfação
ACSI
ECSI
Retorno do Investimento
Valorização de mercado
Mercado de capitais
description Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRM
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-26T13:27:11Z
2016-02-22
2016-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19242
TID:201113228
url http://hdl.handle.net/10362/19242
identifier_str_mv TID:201113228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137885355507712