O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19242 |
Resumo: | Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRM |
id |
RCAP_b65d04daa567ae177a2bfd7e61c931a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancárioSatisfação do clienteLealdade do clienteÍndice de SatisfaçãoACSIECSIRetorno do InvestimentoValorização de mercadoMercado de capitaisDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRMVários estudos têm reconhecido o impacto dos activos intangíveis, como o valor da marca, a satisfação e lealdade do cliente, etc., na performance financeira das empresas, sobretudo em contextos sectoriais muito competitivos. É por isso natural que o mundo corporativo dedique cada vez mais importância à satisfação dos clientes e invista avultadas quantias nos factores considerados determinantes no aumento da satisfação. No entanto, numa altura em que o sector empresarial é confrontado com a necessidade de reduzir os custos, a eficácia destes investimentos tem vindo a ser questionada, tornando cada vez mais pertinente quantificar de que forma os investimentos realizados na melhoria da satisfação se traduzem, de facto, em receitas para a empresa. Circunscrevemos a análise a apenas um sector de actividade – sector bancário nacional, e correlacionámos os índices de satisfação de 4 instituições bancárias com a variabilidade do preço das suas acções em bolsa, para a década 2004-2014. Aplicaram-se modelos de regressão linear simples e múltipla para perceber se: a) É possível estabelecer uma relação de causa-efeito entre as variações dos bancos nos índices de satisfação e a oscilação do preço das suas acções no PSI20; b) Existem diferenças na relação de causalidade para cada banco individualmente; c) É possível identificar o efeito moderador de outra(s) variáveis na relação entre satisfação e cotação das acções; Foi testada outra variável para representar o cenário macroeconómico dos bancos: a média global do índice PSI20. Isoladamente, a satisfação dos clientes não demonstra qualquer efeito na variação do preço das acções, no entanto quando associada ao PSI20 mostrou-se estatisticamente significativa em 2 bancos.Coelho, Pedro Miguel Pereira SimõesRUNFortunato, Ana Sofia Duarte2016-10-26T13:27:11Z2016-02-222016-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19242TID:201113228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:00:32Zoai:run.unl.pt:10362/19242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:22.649318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário |
title |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário |
spellingShingle |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário Fortunato, Ana Sofia Duarte Satisfação do cliente Lealdade do cliente Índice de Satisfação ACSI ECSI Retorno do Investimento Valorização de mercado Mercado de capitais |
title_short |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário |
title_full |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário |
title_fullStr |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário |
title_full_unstemmed |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário |
title_sort |
O impacto da satisfação do cliente no mercado de capitais : sector bancário |
author |
Fortunato, Ana Sofia Duarte |
author_facet |
Fortunato, Ana Sofia Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Pedro Miguel Pereira Simões RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortunato, Ana Sofia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do cliente Lealdade do cliente Índice de Satisfação ACSI ECSI Retorno do Investimento Valorização de mercado Mercado de capitais |
topic |
Satisfação do cliente Lealdade do cliente Índice de Satisfação ACSI ECSI Retorno do Investimento Valorização de mercado Mercado de capitais |
description |
Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRM |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-26T13:27:11Z 2016-02-22 2016-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19242 TID:201113228 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19242 |
identifier_str_mv |
TID:201113228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137885355507712 |