A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Laís
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Lucília, Vila, Noelia Araújo, de Araújo, Arthur Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444
Resumo: No atual contexto competitivo do mercado turístico global, é essencial perceber como o destino é visto pelo seu público alvo. Desta forma, a avaliação da imagem do destino tem se mostrado uma eficaz fermenta para a formulação e adaptação de estratégias de branding de destinos. Dada a importância desta técnica, o presente estudo visa avaliar a imagem cognitiva do Porto enquanto destino turístico. Para isto, analisam-se 8 dimensões da imagem cognitiva do destino, através de dados recolhidos por meio de uma pesquisa tipo survey com turistas e potenciais turistas de origem asiática. Os resultados apontaram para uma avaliação cognitiva geral positiva. Neste contexto, destaca-se a dimensão do ambiente do lugar, que obteve a classificação mais alta.
id RCAP_aa677230d984027c32419de3d4b9be87
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do PortoImagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto.No atual contexto competitivo do mercado turístico global, é essencial perceber como o destino é visto pelo seu público alvo. Desta forma, a avaliação da imagem do destino tem se mostrado uma eficaz fermenta para a formulação e adaptação de estratégias de branding de destinos. Dada a importância desta técnica, o presente estudo visa avaliar a imagem cognitiva do Porto enquanto destino turístico. Para isto, analisam-se 8 dimensões da imagem cognitiva do destino, através de dados recolhidos por meio de uma pesquisa tipo survey com turistas e potenciais turistas de origem asiática. Os resultados apontaram para uma avaliação cognitiva geral positiva. Neste contexto, destaca-se a dimensão do ambiente do lugar, que obteve a classificação mais alta.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2020-07-10T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 8, No 14 (2020)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444/239Copyright (c) 2020 Arthur Filipe de Araújo, Lucília Cardoso, Laís Santana, Noelia Araújo Vilahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, LaísCardoso, LucíliaVila, Noelia Araújode Araújo, Arthur Filipe2022-09-22T10:30:33Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:20.775420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
title A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
spellingShingle A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
Santana, Laís
Imagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto.
title_short A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
title_full A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
title_fullStr A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
title_full_unstemmed A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
title_sort A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
author Santana, Laís
author_facet Santana, Laís
Cardoso, Lucília
Vila, Noelia Araújo
de Araújo, Arthur Filipe
author_role author
author2 Cardoso, Lucília
Vila, Noelia Araújo
de Araújo, Arthur Filipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Laís
Cardoso, Lucília
Vila, Noelia Araújo
de Araújo, Arthur Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto.
topic Imagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto.
description No atual contexto competitivo do mercado turístico global, é essencial perceber como o destino é visto pelo seu público alvo. Desta forma, a avaliação da imagem do destino tem se mostrado uma eficaz fermenta para a formulação e adaptação de estratégias de branding de destinos. Dada a importância desta técnica, o presente estudo visa avaliar a imagem cognitiva do Porto enquanto destino turístico. Para isto, analisam-se 8 dimensões da imagem cognitiva do destino, através de dados recolhidos por meio de uma pesquisa tipo survey com turistas e potenciais turistas de origem asiática. Os resultados apontaram para uma avaliação cognitiva geral positiva. Neste contexto, destaca-se a dimensão do ambiente do lugar, que obteve a classificação mais alta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444/239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Arthur Filipe de Araújo, Lucília Cardoso, Laís Santana, Noelia Araújo Vila
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Arthur Filipe de Araújo, Lucília Cardoso, Laís Santana, Noelia Araújo Vila
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 8, No 14 (2020)
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130451017728000