A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria de Lurdes Torgo Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7019
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo salientar a importância da canção como recurso didático na aula de espanhol, língua estrangeira (ELE), visando a aprendizagem do léxico. Deste modo, na primeira parte deste trabalho serão tratados os aspetos relacionados com as noções gerais do léxico, a aprendizagem do léxico em ELE e as estratégias e tipos de atividades para praticar o léxico em ELE. Ainda, nesta parte, serão analisados sete manuais de ELE referentes ao nível inicial, (A1-A2) segundo o Quadro Comum de Referência para as Línguas (QCERL). Esta análise tem como objetivo averiguar se existe nos manuais uma variedade de atividades para trabalhar o léxico em ELE. Posteriormente, na segunda parte, será apresentado o interesse didático da canção e o seu aproveitamento na aula, assim como as teorias que defendem o papel que a canção tem na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Nesta parte, também será realizada uma análise às canções incluídas nos manuais, com o intuito de averiguar se as atividades exploram a componente lexical. Na terceira e última parte deste trabalho serão apresentadas quatro propostas de atividades didáticas com canções que pretendem ser uma amostra de como se pode trabalhar quatro campos semânticos mediante a tipologia textual de uma canção.
id RCAP_aa8860d98786451baa8be7c86ae90ed3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELELíngua espanholaEnsino/aprendizagemCançõesDidáticaEste trabalho tem como principal objetivo salientar a importância da canção como recurso didático na aula de espanhol, língua estrangeira (ELE), visando a aprendizagem do léxico. Deste modo, na primeira parte deste trabalho serão tratados os aspetos relacionados com as noções gerais do léxico, a aprendizagem do léxico em ELE e as estratégias e tipos de atividades para praticar o léxico em ELE. Ainda, nesta parte, serão analisados sete manuais de ELE referentes ao nível inicial, (A1-A2) segundo o Quadro Comum de Referência para as Línguas (QCERL). Esta análise tem como objetivo averiguar se existe nos manuais uma variedade de atividades para trabalhar o léxico em ELE. Posteriormente, na segunda parte, será apresentado o interesse didático da canção e o seu aproveitamento na aula, assim como as teorias que defendem o papel que a canção tem na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Nesta parte, também será realizada uma análise às canções incluídas nos manuais, com o intuito de averiguar se as atividades exploram a componente lexical. Na terceira e última parte deste trabalho serão apresentadas quatro propostas de atividades didáticas com canções que pretendem ser uma amostra de como se pode trabalhar quatro campos semânticos mediante a tipologia textual de uma canção.This study aims to highlight the importance of using songs as a resource in teaching Spanish as a foreign language (FL) in order to acquire new vocabulary. Thus, in the first part of this work they will be treated aspects related with the general notions of the lexicon, the lexicon learning in a FL and the types of strategies and activities to practice vocabulary in a FL. Still, in this part they will be examined seven manuals of a FL related to the initial level (A1-A2) according to the Common Frame of Reference for Languages (CEFRL). This analysis aims to ascertain whether there is in textbooks a variety of activities to work in the FL lexicon. Later, in the second part it will display the educational interest of the songs and their use in the classroom, as well as theories that defend the role that songs have in the learning of a foreign language (FL). In this part it will be also an analysis of the songs included in textbooks, in order to determine if the activities explore the lexical component. In the third and last part of this work they will be presented four proposals of educational activities with songs that are meant to be a sample of how can be worked four semantic fields through the textual typology of a song.2016-12-09T10:54:29Z2016-12-09T00:00:00Z2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7019porTeixeira, Maria de Lurdes Torgo Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:02.375221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
title A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
spellingShingle A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
Teixeira, Maria de Lurdes Torgo Pinto
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Canções
Didática
title_short A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
title_full A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
title_fullStr A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
title_full_unstemmed A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
title_sort A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE
author Teixeira, Maria de Lurdes Torgo Pinto
author_facet Teixeira, Maria de Lurdes Torgo Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria de Lurdes Torgo Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Canções
Didática
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Canções
Didática
description Este trabalho tem como principal objetivo salientar a importância da canção como recurso didático na aula de espanhol, língua estrangeira (ELE), visando a aprendizagem do léxico. Deste modo, na primeira parte deste trabalho serão tratados os aspetos relacionados com as noções gerais do léxico, a aprendizagem do léxico em ELE e as estratégias e tipos de atividades para praticar o léxico em ELE. Ainda, nesta parte, serão analisados sete manuais de ELE referentes ao nível inicial, (A1-A2) segundo o Quadro Comum de Referência para as Línguas (QCERL). Esta análise tem como objetivo averiguar se existe nos manuais uma variedade de atividades para trabalhar o léxico em ELE. Posteriormente, na segunda parte, será apresentado o interesse didático da canção e o seu aproveitamento na aula, assim como as teorias que defendem o papel que a canção tem na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Nesta parte, também será realizada uma análise às canções incluídas nos manuais, com o intuito de averiguar se as atividades exploram a componente lexical. Na terceira e última parte deste trabalho serão apresentadas quatro propostas de atividades didáticas com canções que pretendem ser uma amostra de como se pode trabalhar quatro campos semânticos mediante a tipologia textual de uma canção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09T10:54:29Z
2016-12-09T00:00:00Z
2016-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7019
url http://hdl.handle.net/10348/7019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137115300167680