A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4119
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_71bd94a251e5758ecccfeb1b38e6a005
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeiraEnsino da língua espanholaEnsino de línguas estrangeirasCanções - EspanhaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2011As canções têm um potencial didáctico enorme já que se trata de um material autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua. Assim, este é um recurso extremamente rico para ser aproveitado na aula de língua estrangeira (LE), ainda mais, se se partir de uma perspectiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura. O uso de canções tem um valor acrescido se considerarmos que entram em jogo as emoções, os sentimentos e as sensações de cada indivíduo, o que favorece a discussão e a comunicação. E, sentir que a aprendizagem das línguas pode ser algo vivo e relacionado com o mundo real encaminha os alunos para a ideia de que se aprende uma LE para comunicar, expressar sentimentos, desejos, conhecer outras culturas, em suma, para interagir com outros mundos. Com tudo isto, queremos dizer que o professor terá que organizar as suas tarefas, reflectir sobre os temas que tratará, dar prioridade a uns, estar actualizado, estudar, na medida do possível, e, finalmente, procurar a melhor forma para que o seu trabalho dê aos destinatários ferramentas práticas e simples de comunicação.Las canciones tienen un potencial didáctico enorme ya que se trata de un material autentico y flexible donde se trabaja con muestras de lengua reales. Asimismo, éste es un recurso sumamente rico para ser aprovechado en la clase de lengua extranjera (LE), más aún si se parte de un enfoque que tiende a reforzar el nexo entre lengua y cultura. El uso de canciones tiene un valor añadido si consideramos que entran en juego las emociones, los sentimientos, y las sensaciones de cada individuo, lo que favorece la discusión y la comunicación. Y, sentir que el aprendizaje de lenguas puede ser algo vivo y relacionado con el mundo real encamina el alumno hacia la idea de que se aprende una LE para comunicar, expresar sentimientos, deseos, conocer otras culturas, en resumen, interactuar con otros mundos. Con todo esto, queremos decir que el profesor tendrá que organizar su tarea, reflexionar sobre los temas que tratará, priorizar unos sobre otros, estar al día, estudiar, dentro de lo posible, y, finalmente, buscar la mejor forma para que su trabajo dé a los destinatarios herramientas prácticas y sencillas de comunicación. PalabrasLéon Acosta, J., 1963-Repositório da Universidade de LisboaMoleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos2011-09-15T12:42:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:50.711459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
title A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
spellingShingle A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos
Ensino da língua espanhola
Ensino de línguas estrangeiras
Canções - Espanha
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
title_full A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
title_sort A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
author Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos
author_facet Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Léon Acosta, J., 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua espanhola
Ensino de línguas estrangeiras
Canções - Espanha
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da língua espanhola
Ensino de línguas estrangeiras
Canções - Espanha
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15T12:42:04Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4119
url http://hdl.handle.net/10451/4119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183919976448