Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5318
Resumo: Aprender uma Língua Estrangeira (LE) é ver o mundo de outra forma, descobrir um universo cultural e linguístico diferente da cultura de origem, despertando, no discente, a curiosidade pelo conhecimento de uma cultura distinta da sua. A música/canção, enquanto revelação cultural de uma sociedade, é um recurso que potencia o enriquecimento intercultural, tornando-se, por isso, extremamente útil no processo ensino/aprendizagem de uma LE. O recurso à música tem uma importância reforçada se tivermos em conta que, aliada ao ensino/aprendizagem de uma LE, se torna possível expressar sentimentos, gostos, sensações, opiniões, bem como conhecer e interagir com outras/novas culturas. Cabe ao professor a seleção adequada de músicas tendo em conta o perfil dos alunos, de forma a suscitar o interesse, atenção, motivação e participação dos mesmos em todas as atividades propostas.
id RCAP_b7919125386b0b63a4ac430f77986e61
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELELíngua espanholaEnsino/aprendizagemMúsicaCançõesInterculturalidadeAprender uma Língua Estrangeira (LE) é ver o mundo de outra forma, descobrir um universo cultural e linguístico diferente da cultura de origem, despertando, no discente, a curiosidade pelo conhecimento de uma cultura distinta da sua. A música/canção, enquanto revelação cultural de uma sociedade, é um recurso que potencia o enriquecimento intercultural, tornando-se, por isso, extremamente útil no processo ensino/aprendizagem de uma LE. O recurso à música tem uma importância reforçada se tivermos em conta que, aliada ao ensino/aprendizagem de uma LE, se torna possível expressar sentimentos, gostos, sensações, opiniões, bem como conhecer e interagir com outras/novas culturas. Cabe ao professor a seleção adequada de músicas tendo em conta o perfil dos alunos, de forma a suscitar o interesse, atenção, motivação e participação dos mesmos em todas as atividades propostas.Learning a Foreign Language is to see the world differently as well as to discover a different cultural and linguistic universe. On the other hand, it also stimulates the student to acquire the know ledge of a distinct culture. The music/song, as a cultural aspect of any society, is a feature that enhances intercultural enrichment, becoming therefore extremely useful in the process of teaching/learning a foreign language. The use of music has an enhanced importance if we consider that, coupled with the process of teaching/learning a foreign language, it becomes possible to express feelings, tastes, opinions, as well as to learn about and interact with other/new cultures. The teacher has the duty to select appropriate songs according to the students’ profile and tastes in order to generate their interest, attention, motivation and participation in all the proposed activities.2015-12-07T11:38:17Z2015-12-07T00:00:00Z2015-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5318porSimões, Elisabete de Jesus Carrasqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:15.602926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
title Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
spellingShingle Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Música
Canções
Interculturalidade
title_short Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
title_full Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
title_fullStr Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
title_full_unstemmed Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
title_sort Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
author Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira
author_facet Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Música
Canções
Interculturalidade
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Música
Canções
Interculturalidade
description Aprender uma Língua Estrangeira (LE) é ver o mundo de outra forma, descobrir um universo cultural e linguístico diferente da cultura de origem, despertando, no discente, a curiosidade pelo conhecimento de uma cultura distinta da sua. A música/canção, enquanto revelação cultural de uma sociedade, é um recurso que potencia o enriquecimento intercultural, tornando-se, por isso, extremamente útil no processo ensino/aprendizagem de uma LE. O recurso à música tem uma importância reforçada se tivermos em conta que, aliada ao ensino/aprendizagem de uma LE, se torna possível expressar sentimentos, gostos, sensações, opiniões, bem como conhecer e interagir com outras/novas culturas. Cabe ao professor a seleção adequada de músicas tendo em conta o perfil dos alunos, de forma a suscitar o interesse, atenção, motivação e participação dos mesmos em todas as atividades propostas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07T11:38:17Z
2015-12-07T00:00:00Z
2015-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5318
url http://hdl.handle.net/10348/5318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117655269376