O protagonismo do outdoor digital na publicidade: glossy TV e seu impacto publicitário na cidade de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ivo Daniel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7449
Resumo: A presente investigação centra-se no tema da publicidade, colocando o seu enfoque nos outdoors digitais, nomeadamente, o ecrã Glossy Tv que dá o mote a este projeto partindo de uma experiência de implementação de um painel digital na cidade de Vila Real. Através de uma abordagem teórica contextualizada da publicidade, destaca-se algumas das suas características, funções, factores de sucesso e dimensões. Tendo por base um levantamento efectuado, faz-se a apresentação do outdoor digital com o respectivo enquadramento ambiental, características e estudo do local. Pretende-se com este estudo avaliar o impacto deste tipo de publicidade, praticamente inexistente na região; avaliar a adequação das mensagem publicitadas e o nível de retenção por parte do público com a finalidade de introduzir melhorias no ecrã que permitam que os anúncios alcancem os seus objectivos de forma eficiente tendo em vista um aperfeiçoamento deste outdoor digital. Pretende-se ainda saber se esta publicidade capta mais a atenção do que outras formas de publicidade mais tradicionais. Para atingir estes objectivos optou-se por uma metodologia de recolha e análise de dados provenientes de entrevistas e inquéritos por questionários lançados à população de Vila Real. Os resultados finais permitiram concluir que este tipo de publicidade capta a atenção das pessoas, que é considerada muito criativa e inovadora, que existe uma considerável retenção da mensagem publicitária e que este tipo de publicidade influencia a decisão de compra do consumidor. Partindo das sugestões apresentadas pelos inquiridos, introduziram-se novos conteúdos publicitários direcionados para os seus interesses pessoais.
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