O protagonismo do outdoor digital na publicidade: glossy TV e seu impacto publicitário na cidade de Vila Real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7449 |
Resumo: | A presente investigação centra-se no tema da publicidade, colocando o seu enfoque nos outdoors digitais, nomeadamente, o ecrã Glossy Tv que dá o mote a este projeto partindo de uma experiência de implementação de um painel digital na cidade de Vila Real. Através de uma abordagem teórica contextualizada da publicidade, destaca-se algumas das suas características, funções, factores de sucesso e dimensões. Tendo por base um levantamento efectuado, faz-se a apresentação do outdoor digital com o respectivo enquadramento ambiental, características e estudo do local. Pretende-se com este estudo avaliar o impacto deste tipo de publicidade, praticamente inexistente na região; avaliar a adequação das mensagem publicitadas e o nível de retenção por parte do público com a finalidade de introduzir melhorias no ecrã que permitam que os anúncios alcancem os seus objectivos de forma eficiente tendo em vista um aperfeiçoamento deste outdoor digital. Pretende-se ainda saber se esta publicidade capta mais a atenção do que outras formas de publicidade mais tradicionais. Para atingir estes objectivos optou-se por uma metodologia de recolha e análise de dados provenientes de entrevistas e inquéritos por questionários lançados à população de Vila Real. Os resultados finais permitiram concluir que este tipo de publicidade capta a atenção das pessoas, que é considerada muito criativa e inovadora, que existe uma considerável retenção da mensagem publicitária e que este tipo de publicidade influencia a decisão de compra do consumidor. Partindo das sugestões apresentadas pelos inquiridos, introduziram-se novos conteúdos publicitários direcionados para os seus interesses pessoais. |
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O protagonismo do outdoor digital na publicidade: glossy TV e seu impacto publicitário na cidade de Vila RealComunicação multimédiaPublicidade - Ecrã digital - Vila Real (Portugal)Comunicação visualA presente investigação centra-se no tema da publicidade, colocando o seu enfoque nos outdoors digitais, nomeadamente, o ecrã Glossy Tv que dá o mote a este projeto partindo de uma experiência de implementação de um painel digital na cidade de Vila Real. Através de uma abordagem teórica contextualizada da publicidade, destaca-se algumas das suas características, funções, factores de sucesso e dimensões. Tendo por base um levantamento efectuado, faz-se a apresentação do outdoor digital com o respectivo enquadramento ambiental, características e estudo do local. Pretende-se com este estudo avaliar o impacto deste tipo de publicidade, praticamente inexistente na região; avaliar a adequação das mensagem publicitadas e o nível de retenção por parte do público com a finalidade de introduzir melhorias no ecrã que permitam que os anúncios alcancem os seus objectivos de forma eficiente tendo em vista um aperfeiçoamento deste outdoor digital. Pretende-se ainda saber se esta publicidade capta mais a atenção do que outras formas de publicidade mais tradicionais. Para atingir estes objectivos optou-se por uma metodologia de recolha e análise de dados provenientes de entrevistas e inquéritos por questionários lançados à população de Vila Real. Os resultados finais permitiram concluir que este tipo de publicidade capta a atenção das pessoas, que é considerada muito criativa e inovadora, que existe uma considerável retenção da mensagem publicitária e que este tipo de publicidade influencia a decisão de compra do consumidor. Partindo das sugestões apresentadas pelos inquiridos, introduziram-se novos conteúdos publicitários direcionados para os seus interesses pessoais.This research focuses on the issue of advertising, placing its focus on digital billboards with special attention on the Glossy screen TV that sets the tone for this project from an experience of implementing a digital billboard in the city of Vila Real. Through a contextual theoretical advertising approach, there are highlighted some of its characteristics, roles, success factors and dimensions. Based on a carried out survey, it is made the presentation of the digital billboard, with its environmental framework, characteristics and study of the region. The aim of this study is to evaluate the impact of such advertising, which is almost non-existent in this place, assess the suitability of the advertised messages and the level of retention by the public in order to make improvements on the screen that allow ads to reach their goals efficiently in order to improve this digital billboard. It is also an aim to know whether this type of advertising captures more attention than traditional forms of advertising. To achieve these goals it was chosen a methodology of collecting and analysing data from surveys, interviews and questionnaires answered by the population of Vila Real. The final results lead to the conclusion that this type of advertising catches people's attention, that is considered very creative and innovative, that there is considerable retention of the advertising message and that this type of advertising influences the consumer purchasing decisions. Based on the suggestions made by the inquired ones, and for their best interests, new advertising contents were introduced.Universidade de Aveiro2012-03-22T16:12:03Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7449porSilveira, Ivo Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:55Zoai:ria.ua.pt:10773/7449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:07.705978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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