Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palavras, Solange de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9092
Resumo: Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química
id RCAP_aabd04b4df19638e6c72874e01ddcadf
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/9092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio prática profissional e investigação educacionalEntrevista clínicaAprendizagem significativaEnsino de químicaRelatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de QuímicaO presente relatório descreve as principais actividades desenvolvidas no estágio pedagógico, realizado no âmbito do Mestrado em ensino da Física e da Química. O estágio teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, no ano lectivo 2011/2012, sob orientação pedagógica do Professor Doutor Vítor Duarte Teodoro e orientação de estágio da Professora Florinda Madeira. Em paralelo foi sendo desenvolvido um trabalho de investigação educacional orientado pela Professora Doutora Mariana Alves. No decorrer do estágio, a professora estagiária acompanhou as actividades lectivas de duas turmas, uma do 10.º ano e outra do 11.º ano, na disciplina de Física e Química A, tendo leccionado várias unidades temáticas, descritas no presente documento. Para além disso, participou nas actividades lectivas de ambas as turmas, nas actividades não lectivas de divulgação da ciência integrada no Plano Anual de Actividade da escola, e ainda, nas reuniões de Conselhos de turma e de Grupo. Este relatório contempla uma segunda parte sobre as actividades desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional. Pelo que, desenvolveu-se uma pequena investigação subordinada ao tema “Entrevista Clínica para averiguação de Aprendizagens Significativas em Química”. O estudo permitiu identificar se os conteúdos de Química abordados foram assimilados pelos alunos de forma significativa e se estes os aplicaram correctamente. Para levar cabo esta investigação utilizou-se a metodologia da entrevista clínica.Faculdade de Ciências e TecnologiaRUNPalavras, Solange de Oliveira2013-03-07T15:50:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9092TID:201764598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:55Zoai:run.unl.pt:10362/9092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:32.053503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
title Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
spellingShingle Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
Palavras, Solange de Oliveira
Entrevista clínica
Aprendizagem significativa
Ensino de química
title_short Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
title_full Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
title_fullStr Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
title_full_unstemmed Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
title_sort Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional
author Palavras, Solange de Oliveira
author_facet Palavras, Solange de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Palavras, Solange de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista clínica
Aprendizagem significativa
Ensino de química
topic Entrevista clínica
Aprendizagem significativa
Ensino de química
description Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-07T15:50:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/9092
TID:201764598
url http://hdl.handle.net/10362/9092
identifier_str_mv TID:201764598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137830946996224