A transição da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico e o espaço exterior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29767 |
Resumo: | A transição da educação pré-escolar para o ensino do 1.º ciclo do ensino básico é um processo que exige um trabalho articulado entre profissionais de educação, estabelecimentos de ensino, famílias e crianças. Neste processo complexo, o espaço exterior, surge como o lugar de maior interação entre as crianças de ambas as valências, ao possibilitar o brincar entre as mesmas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos gerais: (i) identificar o modo como é percebida a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico pelas crianças e pelas educadoras/professoras e (ii) perceber qual é o papel do espaço exterior neste processo de transição. Este estudo é um estudo de caso múltiplo e foi desenvolvido em dois contextos de intervenção: o contexto A, na valência de 1.º ciclo de ensino básico e o contexto B, na valência de educação pré-escolar. Nele, participaram dez crianças (seis da educação pré-escolar e quatro do 1.º ciclo do ensino básico), dez encarregados de educação das respetivas crianças, cinco professoras de 1.º ciclo de ensino básico (duas do contexto A e três do contexto B) e duas educadoras de infância (uma do contexto A e duas do contexto B). Para dar resposta aos objetivos deste estudo, foram utilizados diferentes instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como inquéritos por questionário, entrevistas, notas de campo e observação participante. A análise destes dados foi feita com recurso ao software online WebQDA. Os resultados mostram-nos que, nos dois contextos de intervenção deste estudo, o espaço exterior não é utilizado para promover a transição entre a EPE e o 1.º CEB. |
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A transição da educação pré-escolar para o ensino do 1.º ciclo do ensino básico é um processo que exige um trabalho articulado entre profissionais de educação, estabelecimentos de ensino, famílias e crianças. Neste processo complexo, o espaço exterior, surge como o lugar de maior interação entre as crianças de ambas as valências, ao possibilitar o brincar entre as mesmas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos gerais: (i) identificar o modo como é percebida a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico pelas crianças e pelas educadoras/professoras e (ii) perceber qual é o papel do espaço exterior neste processo de transição. Este estudo é um estudo de caso múltiplo e foi desenvolvido em dois contextos de intervenção: o contexto A, na valência de 1.º ciclo de ensino básico e o contexto B, na valência de educação pré-escolar. Nele, participaram dez crianças (seis da educação pré-escolar e quatro do 1.º ciclo do ensino básico), dez encarregados de educação das respetivas crianças, cinco professoras de 1.º ciclo de ensino básico (duas do contexto A e três do contexto B) e duas educadoras de infância (uma do contexto A e duas do contexto B). Para dar resposta aos objetivos deste estudo, foram utilizados diferentes instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como inquéritos por questionário, entrevistas, notas de campo e observação participante. A análise destes dados foi feita com recurso ao software online WebQDA. Os resultados mostram-nos que, nos dois contextos de intervenção deste estudo, o espaço exterior não é utilizado para promover a transição entre a EPE e o 1.º CEB. |
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