Novas políticas e práticas educativas : Casa Municipal da Juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Joana Patrícia Arede
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29558
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
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spelling Novas políticas e práticas educativas : Casa Municipal da JuventudePolítica educativaPráticas educativasJuventudeRelatórios de estágio de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório procura testemunhar o estágio realizado na Casa Municipal da Juventude (CMJ). O objetivo de partida visava responder às necessidades das camadas jovens, conhecendo, analisando e adequando as práticas educativas existentes na CMJ aos interesses e motivações dos jovens, bem como, refletir, propor e contribuir para a emergência de práticas educativas que minimizassem uma lacuna neste espaço municipal direcionado para a juventude e adolescência verificada no diagnóstico inicial de necessidades. Este relatório centra-se na temática “Políticas e Práticas Educativas – Casa Municipal da Juventude” e baseou-se num levantamento de necessidades junto de três turmas do 9º ano do ensino regular e três turmas dos cursos vocacionais do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha num total de 102 alunos, recorrendo a sessões de dinamização em sala de aula com a técnica “Word Café” e questionários. Com base neste levantamento estabeleceram-se numa primeira instância as questões de partida, para a conceção de um programa de atividades – o projeto de estágio. Concretamente, (1) De que forma as Politicas Municipais da Juventude respondem às necessidades dos adolescentes/jovens?(2) As atividades existentes vão ao encontro dos interesses e motivações dos jovens? (3). Que práticas educativas juvenis podem ser concretizadas no município com a participação dos jovens? Posteriormente, procedeu-se à aplicação de 11 entrevistas a dirigentes técnicos e atores políticos. É de salientar que a Casa Municipal da Juventude á data do início do estágio se encontrava em remodelação tanto na estrutura física como no plano de ação a realizar, estando ainda a ser criado um Concelho Municipal da Juventude. Os resultados revelaram que as atividades dinamizadas antes da remodelação da CMJ não iam ao encontro dos interesses dos jovens. As entrevistas revelaram alguma sensibilidade acerca da necessidade em conhecer os interesses e motivações dos jovens e da importância e necessidade de existir um plano de atividades para a CMJ, ou seja, o presente projeto de estágio. Assim, durante o estágio procurou-se que as práticas educativas implementadas pela educadora/formadora procurassem ir ao encontro dos jovens levando-os a participar em todos os momentos, desde a conceção até à concretização e que futuramente pudessem ser aplicadas no município. Estas atividades são principalmente de carater socioeducativo, visando os interesses formativos, desportivos, culturais, tecnológicos e de bem-estar dos jovens.This report seeks to witness the internship at the Municipal Youth House (CMJ). The aim of the study was to respond to the needs of the young, knowing, analyzing and adapting existing educational practices in the CMJ to the interests and motivations of young people, as well as reflect, propose and contribute to the emergence of educational practices that would minimize a gap in this space Aimed at the youth and adolescence verified in the initial diagnosis of needs. This report focuses on the theme "Educational Policies and Practices - Municipal Youth House" and was based on a survey of needs among three groups of the 9th year of regular education and three classes of vocational courses of the Association of Municipal house of youth, one of a total of 102 students, using classroom stimulation sessions with the "Word Café" technique and questionnaires. Based on this survey, the initial questions were established in order to design a program of activities - the internship project. Specifically, (1) How do the Municipal Youth Policies respond to the needs of adolescents / youth? (2) Do the existing activities meet the interests and motivations of the youth? (3). What youth educational practices can be implemented in the municipality with the participation of young people? Subsequently, 11 interviews were conducted with technical leaders and political actors. It should be noted that the Municipal Youth House at the beginning of the internship was in remodeling both in the physical structure and in the action plan to be implemented, and a Municipal Youth Council is still being created. The results showed that the activities carried out prior to the remodeling of the CMJ did not meet the interests of the young. The interviews revealed some sensitivity about the need to know the interests and motivations of young people and the importance and necessity of having a plan of activities for the CMJ, that is, the present internship project. Thus, during the internship, the educative practices implemented by the educator / educator sought to reach out to the young people, taking them to participate at all times, from conception to completion and that could be applied in the future. These activities are mainly of a socio-educational nature, aiming at the formative, sporting, cultural, technological and well-being interests of young people.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaDomingues, Joana Patrícia Arede2017-11-02T16:37:38Z20162016-11-292016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29558TID:201912775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:29.728690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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