Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10826 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
id |
RCAP_aad240dd3b6c8f350fb47345d5d88728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/10826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentidoEducaçãoArteEstratégias EducativasTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoEste trabalho de projeto apresenta um estudo centrado no tema Educação pela Arte, tendo sido realizado num lar de crianças e jovens da Santa Casa da Misericórdia, com um grupo heterogéneo de participantes. O plano de sustentação referencial do trabalho explorou dois artistas plásticos, Joan Miró e Ana Pimentel, através da realização de ateliês, que visaram oferecer um leque variado de oportunidades para dar sentido aos sentidos. De Joan Miró interessou-nos a arte de pintar, enquanto que, de Ana Pimentel, a arte de criar a partir da utilização de múltiplos materiais. O estudo tem forte incidência na exploração do domínio da expressão plástica, a funcionar como veículo facilitador de aprendizagens significativas e como promotor de libertação para a construção do imaginário e/ou do real desejado pela criança/jovem. O objetivo deste estudo pretende avaliar um programa planificado com intencionalidade educativa, de modo a perceber junto dos participantes, de que forma as estratégias planificadas no programa sensibilizam as crianças para a arte, despertando nelas espanto, interesse, apreciação e sentido estético. Por fim, procederemos à ponderação dos resultados obtidos e à delineação de ulteriores possibilidades de ação que visem, no futuro, assegurar um desenvolvimento sustentado do nosso trabalho de projeto.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNLibânio, Anabela Marques Saraiva2013-082013-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10826TID:201017296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:47Zoai:run.unl.pt:10362/10826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:45.444591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido |
title |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido |
spellingShingle |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido Libânio, Anabela Marques Saraiva Educação Arte Estratégias Educativas |
title_short |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido |
title_full |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido |
title_fullStr |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido |
title_full_unstemmed |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido |
title_sort |
Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido |
author |
Libânio, Anabela Marques Saraiva |
author_facet |
Libânio, Anabela Marques Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Libânio, Anabela Marques Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Arte Estratégias Educativas |
topic |
Educação Arte Estratégias Educativas |
description |
Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08 2013-08-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/10826 TID:201017296 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/10826 |
identifier_str_mv |
TID:201017296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137839907078144 |