Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libânio, Anabela Marques Saraiva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10826
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
id RCAP_aad240dd3b6c8f350fb47345d5d88728
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentidoEducaçãoArteEstratégias EducativasTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoEste trabalho de projeto apresenta um estudo centrado no tema Educação pela Arte, tendo sido realizado num lar de crianças e jovens da Santa Casa da Misericórdia, com um grupo heterogéneo de participantes. O plano de sustentação referencial do trabalho explorou dois artistas plásticos, Joan Miró e Ana Pimentel, através da realização de ateliês, que visaram oferecer um leque variado de oportunidades para dar sentido aos sentidos. De Joan Miró interessou-nos a arte de pintar, enquanto que, de Ana Pimentel, a arte de criar a partir da utilização de múltiplos materiais. O estudo tem forte incidência na exploração do domínio da expressão plástica, a funcionar como veículo facilitador de aprendizagens significativas e como promotor de libertação para a construção do imaginário e/ou do real desejado pela criança/jovem. O objetivo deste estudo pretende avaliar um programa planificado com intencionalidade educativa, de modo a perceber junto dos participantes, de que forma as estratégias planificadas no programa sensibilizam as crianças para a arte, despertando nelas espanto, interesse, apreciação e sentido estético. Por fim, procederemos à ponderação dos resultados obtidos e à delineação de ulteriores possibilidades de ação que visem, no futuro, assegurar um desenvolvimento sustentado do nosso trabalho de projeto.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNLibânio, Anabela Marques Saraiva2013-082013-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10826TID:201017296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:47Zoai:run.unl.pt:10362/10826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:45.444591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
title Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
spellingShingle Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
Libânio, Anabela Marques Saraiva
Educação
Arte
Estratégias Educativas
title_short Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
title_full Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
title_fullStr Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
title_full_unstemmed Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
title_sort Educação pela Arte. Uma experiência para dar sentido
author Libânio, Anabela Marques Saraiva
author_facet Libânio, Anabela Marques Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Libânio, Anabela Marques Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte
Estratégias Educativas
topic Educação
Arte
Estratégias Educativas
description Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08
2013-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10826
TID:201017296
url http://hdl.handle.net/10362/10826
identifier_str_mv TID:201017296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137839907078144