O ateliê de arte na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000k751
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61453
Resumo: O presente trabalho apresenta a importância das práticas artísticas na escola e o espaço do ateliê. O tema surgiu durante a experiência na unidade curricular Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) pesquisa de campo, vivência exploratória e intervenção na comunidade. O objetivo foi possibilitar uma sucinta compreensão de como o espaço do ateliê de arte é pensado nas escolas de ensino infantil e fundamental I e como cumprem seu papel no desenvolvimento das crianças, levando em consideração as diversas maneiras de constituições e definições sobre os ateliês, suas características e individualidades. Buscando observar como a comunidade escolar se relaciona com o espaço da arte e as suas práticas, o espaço do ateliê é observado como instrumento pedagógico e a arte como eixo das experimentações infantis. A metodologia de cunho qualitativo se deu por meio de coleta de dados por entrevista semiestruturada com professores e estudo de ateliê. Apresenta as contribuições de MALAGUZZI, LORENZETTI; DELIZOICOV, FERRARI, OSTROWER, CAMARGO, MOREIRA, BONDIA entre outros autores que estudam a importância da arte na educação e o ateliê.
id UFSP_4dbe3de66a875ff80eaffc6ce759efcf
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61453
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O ateliê de arte na educaçãoArteAteliêPráticas educativasEducaçãoEspaçoO presente trabalho apresenta a importância das práticas artísticas na escola e o espaço do ateliê. O tema surgiu durante a experiência na unidade curricular Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) pesquisa de campo, vivência exploratória e intervenção na comunidade. O objetivo foi possibilitar uma sucinta compreensão de como o espaço do ateliê de arte é pensado nas escolas de ensino infantil e fundamental I e como cumprem seu papel no desenvolvimento das crianças, levando em consideração as diversas maneiras de constituições e definições sobre os ateliês, suas características e individualidades. Buscando observar como a comunidade escolar se relaciona com o espaço da arte e as suas práticas, o espaço do ateliê é observado como instrumento pedagógico e a arte como eixo das experimentações infantis. A metodologia de cunho qualitativo se deu por meio de coleta de dados por entrevista semiestruturada com professores e estudo de ateliê. Apresenta as contribuições de MALAGUZZI, LORENZETTI; DELIZOICOV, FERRARI, OSTROWER, CAMARGO, MOREIRA, BONDIA entre outros autores que estudam a importância da arte na educação e o ateliê.The present work presents the importance of artistic practices in the school and the studio space. The theme arose during the experience in the curricular unit Programmed Pedagogical Practices (PPP) field research, exploratory experience and intervention in the community. The objective was to enable a brief understanding of how the space of the art studio is thought in the schools of early childhood and elementary school I and how they fulfill their role in the development of children, taking into account the various ways of constitutions and definitions about the workshops, their characteristics and individualities. Seeking to observe how the school community relates to the art space and its practices, the studio space as a pedagogical instrument and art as an axis of children's experimentation. The qualitative methodology was carried out through data collection through semi-structured interviews with teachers and a studio study. Features contributions by MALAGUZZI, LORENZETTI; DELIZOICOV, FERRARI, OSTROWER, CAMARGO, MOREIRA, BONDIA among other authors who study the importance of art in education and the studio.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAraujo, Betania Libanio Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/3104010388590983Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP]2021-08-09T17:10:41Z2021-08-09T17:10:41Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion41 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61453ark:/48912/001300000k751porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T18:30:43Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61453Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:22:30.929683Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ateliê de arte na educação
title O ateliê de arte na educação
spellingShingle O ateliê de arte na educação
Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP]
Arte
Ateliê
Práticas educativas
Educação
Espaço
title_short O ateliê de arte na educação
title_full O ateliê de arte na educação
title_fullStr O ateliê de arte na educação
title_full_unstemmed O ateliê de arte na educação
title_sort O ateliê de arte na educação
author Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP]
author_facet Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Betania Libanio Dantas de
http://lattes.cnpq.br/3104010388590983
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Ateliê
Práticas educativas
Educação
Espaço
topic Arte
Ateliê
Práticas educativas
Educação
Espaço
description O presente trabalho apresenta a importância das práticas artísticas na escola e o espaço do ateliê. O tema surgiu durante a experiência na unidade curricular Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) pesquisa de campo, vivência exploratória e intervenção na comunidade. O objetivo foi possibilitar uma sucinta compreensão de como o espaço do ateliê de arte é pensado nas escolas de ensino infantil e fundamental I e como cumprem seu papel no desenvolvimento das crianças, levando em consideração as diversas maneiras de constituições e definições sobre os ateliês, suas características e individualidades. Buscando observar como a comunidade escolar se relaciona com o espaço da arte e as suas práticas, o espaço do ateliê é observado como instrumento pedagógico e a arte como eixo das experimentações infantis. A metodologia de cunho qualitativo se deu por meio de coleta de dados por entrevista semiestruturada com professores e estudo de ateliê. Apresenta as contribuições de MALAGUZZI, LORENZETTI; DELIZOICOV, FERRARI, OSTROWER, CAMARGO, MOREIRA, BONDIA entre outros autores que estudam a importância da arte na educação e o ateliê.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09T17:10:41Z
2021-08-09T17:10:41Z
2021-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61453
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000k751
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61453
identifier_str_mv ark:/48912/001300000k751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602477190119424