O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pillotto, Silvia Sell Duarte
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva, Carla Clauber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746
Resumo: O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado 
id FURB-7_cfea8e2f168438e0d85eae1fade652a3
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/3746
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICAPráticas EducativasPortfólioArte na Educação.O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado Fundação Universidade Regional de Blumenau2014-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/374610.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 7 n. 3 (2013); 206-2171981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746/2589Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPillotto, Silvia Sell Duarteda Silva, Carla Clauber2015-02-09T16:54:56Zoai:ojs.bu.furb.br:article/3746Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2015-02-09T16:54:56Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pillotto, Silvia Sell Duarte
Práticas Educativas
Portfólio
Arte na Educação.
title_short O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Pillotto, Silvia Sell Duarte
author_facet Pillotto, Silvia Sell Duarte
da Silva, Carla Clauber
author_role author
author2 da Silva, Carla Clauber
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pillotto, Silvia Sell Duarte
da Silva, Carla Clauber
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Portfólio
Arte na Educação.
topic Práticas Educativas
Portfólio
Arte na Educação.
description O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746
10.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746/2589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 7 n. 3 (2013); 206-217
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945198778089472