A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Manuela Maria Lamas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10243
Resumo: O presente relatório de estágio, fundamental para a obtenção do Grau de Mestre em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estudo da importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem-Construção de Recursos Didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, levado a cabo durante a nossa Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa escola do concelho de Vila Real. A escolha do tema baseou-se nas dificuldades ao nível de alguns conceitos relativos à Área das ciências, nomeadamente nos conteúdos da disciplina de Estudo do Meio que fomos verificando nas crianças ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º CEB. A investigação foi realizada com alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e teve como objetivo principal avaliar a aplicação de alguns recursos didáticos de História da Ciência na aprendizagem de alguns conceitos da Área de Estudo do Meio. Trata-se de um estudo de caso, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. Os resultados permitiram concluir que os alunos se encontravam muito motivados e interessados em realizar os recursos desenvolvidos para a sua aprendizagem, consideramos assim que esta se tornou mais significativa. Este trabalho comporta ainda uma reflexão sobre a PES e concluímos que esta prática contribuiu para a nossa formação, permitindo-nos adquirir e partilhar novas experiências e, eventualmente, ajudar outras pessoas que queiram pôr em prática novas metodologias de ensino.
id RCAP_5482b58c27da90d6320dda56a44ae87c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino BásicoAlunos do 2.º ano do 1.º CEBO presente relatório de estágio, fundamental para a obtenção do Grau de Mestre em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estudo da importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem-Construção de Recursos Didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, levado a cabo durante a nossa Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa escola do concelho de Vila Real. A escolha do tema baseou-se nas dificuldades ao nível de alguns conceitos relativos à Área das ciências, nomeadamente nos conteúdos da disciplina de Estudo do Meio que fomos verificando nas crianças ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º CEB. A investigação foi realizada com alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e teve como objetivo principal avaliar a aplicação de alguns recursos didáticos de História da Ciência na aprendizagem de alguns conceitos da Área de Estudo do Meio. Trata-se de um estudo de caso, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. Os resultados permitiram concluir que os alunos se encontravam muito motivados e interessados em realizar os recursos desenvolvidos para a sua aprendizagem, consideramos assim que esta se tornou mais significativa. Este trabalho comporta ainda uma reflexão sobre a PES e concluímos que esta prática contribuiu para a nossa formação, permitindo-nos adquirir e partilhar novas experiências e, eventualmente, ajudar outras pessoas que queiram pôr em prática novas metodologias de ensino.This Statistical Report, fundamental for the achievement of the Master's Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Teaching of Mathematics and Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education was based on the study on the Importance of History of Science in the Education and Learning- Construction of Resources Educationals in 1st Cycle of Basic Education, Literacy carried out during our Supervised Teaching Practice held at a school in the Municipality of Vila Real. The choice of theme was based on the difficulties in some concepts and behaviors in science area, namely in the contents of the medium study discipline that we were verifying in the children and that we were reacting along the Practice of the Supervised Teaching, in the 1st Cycle of Basic Education. The investigation was carried out with students from a 2rd grade class, had as director objetive to evaluate de aplication study of same Didactic Resousers of History of Science in the learning from the area of Middle Study . It is a study of case, in which a questionnaire was used to collect data. The results allow us to conclude that the students met very motivated and interested in performing the resourses developed for their learning. Considering as soon as this has become more significant. This work also includes a reflection on PES we concluded that contributed to our formation, allowing us to acquire and share new experiences and possibly help others who want to implement new teaching methodologies.2020-11-09T16:07:18Z2020-02-26T00:00:00Z2020-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10243porCosta, Manuela Maria Lamasinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:21.372054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Costa, Manuela Maria Lamas
Alunos do 2.º ano do 1.º CEB
title_short A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Costa, Manuela Maria Lamas
author_facet Costa, Manuela Maria Lamas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Manuela Maria Lamas
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos do 2.º ano do 1.º CEB
topic Alunos do 2.º ano do 1.º CEB
description O presente relatório de estágio, fundamental para a obtenção do Grau de Mestre em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estudo da importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem-Construção de Recursos Didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, levado a cabo durante a nossa Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa escola do concelho de Vila Real. A escolha do tema baseou-se nas dificuldades ao nível de alguns conceitos relativos à Área das ciências, nomeadamente nos conteúdos da disciplina de Estudo do Meio que fomos verificando nas crianças ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º CEB. A investigação foi realizada com alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e teve como objetivo principal avaliar a aplicação de alguns recursos didáticos de História da Ciência na aprendizagem de alguns conceitos da Área de Estudo do Meio. Trata-se de um estudo de caso, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. Os resultados permitiram concluir que os alunos se encontravam muito motivados e interessados em realizar os recursos desenvolvidos para a sua aprendizagem, consideramos assim que esta se tornou mais significativa. Este trabalho comporta ainda uma reflexão sobre a PES e concluímos que esta prática contribuiu para a nossa formação, permitindo-nos adquirir e partilhar novas experiências e, eventualmente, ajudar outras pessoas que queiram pôr em prática novas metodologias de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09T16:07:18Z
2020-02-26T00:00:00Z
2020-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10243
url http://hdl.handle.net/10348/10243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137097567698944