Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4595
Resumo: A perspectiva construtivista da aprendizagem contaminou as orientações da educação científica actual, embora o papel do aluno na construção e na transformação do conhecimento seja assumido de forma distinta pelos diversos autores. Um dos vultos do desenvolvimento cognitivo é Barbara Rogoff, com o seu modelo de aprendizagens do pensamento. A investigação sobre o conhecimento do aluno e do professor é, actualmente, um dos aspectos que tem sido bem investigado no campo da formação de professores. Alguns estudos realizados no domínio da educação têm contribuído com alguns dados distintivos entre as formas de resolver problemas pelo aluno e as maneiras utilizadas por um especialista. É possível, no momento, sintetizar os principais contributos da psicologia cognitiva para o ensino das ciências, em um modelo de estratégias que deve ser envolvente, e que é pelo autor designado de “octópode pedagógico”.
id RCAP_aaef3d1e765ef83749a0e5852ce89722
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de CaminhosEducação em ciênciasciência do alunociência do professormodelo de ensino das ciênciasA perspectiva construtivista da aprendizagem contaminou as orientações da educação científica actual, embora o papel do aluno na construção e na transformação do conhecimento seja assumido de forma distinta pelos diversos autores. Um dos vultos do desenvolvimento cognitivo é Barbara Rogoff, com o seu modelo de aprendizagens do pensamento. A investigação sobre o conhecimento do aluno e do professor é, actualmente, um dos aspectos que tem sido bem investigado no campo da formação de professores. Alguns estudos realizados no domínio da educação têm contribuído com alguns dados distintivos entre as formas de resolver problemas pelo aluno e as maneiras utilizadas por um especialista. É possível, no momento, sintetizar os principais contributos da psicologia cognitiva para o ensino das ciências, em um modelo de estratégias que deve ser envolvente, e que é pelo autor designado de “octópode pedagógico”.Terrae Didatica2012-01-30T17:25:52Z2012-01-302008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4595http://hdl.handle.net/10174/4595por1980-440714Terra didaticajbonito@uevora.pt229Bonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:53.076077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
title Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
spellingShingle Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
Bonito, Jorge
Educação em ciências
ciência do aluno
ciência do professor
modelo de ensino das ciências
title_short Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
title_full Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
title_fullStr Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
title_full_unstemmed Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
title_sort Perpectivas Actuais sobre o Ensino das Ciências: Clarificação de Caminhos
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
ciência do aluno
ciência do professor
modelo de ensino das ciências
topic Educação em ciências
ciência do aluno
ciência do professor
modelo de ensino das ciências
description A perspectiva construtivista da aprendizagem contaminou as orientações da educação científica actual, embora o papel do aluno na construção e na transformação do conhecimento seja assumido de forma distinta pelos diversos autores. Um dos vultos do desenvolvimento cognitivo é Barbara Rogoff, com o seu modelo de aprendizagens do pensamento. A investigação sobre o conhecimento do aluno e do professor é, actualmente, um dos aspectos que tem sido bem investigado no campo da formação de professores. Alguns estudos realizados no domínio da educação têm contribuído com alguns dados distintivos entre as formas de resolver problemas pelo aluno e as maneiras utilizadas por um especialista. É possível, no momento, sintetizar os principais contributos da psicologia cognitiva para o ensino das ciências, em um modelo de estratégias que deve ser envolvente, e que é pelo autor designado de “octópode pedagógico”.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2012-01-30T17:25:52Z
2012-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4595
http://hdl.handle.net/10174/4595
url http://hdl.handle.net/10174/4595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1980-4407
1
4
Terra didatica
jbonito@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Terrae Didatica
publisher.none.fl_str_mv Terrae Didatica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136481594310656