O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Filipa Carrilho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6536
Resumo: O presente relatório é composto por duas partes distintas: a primeira relativa ao estágio profissional na área de Violino e Música de Conjunto no Conservatório Regional de Setúbal, no ano letivo 2013/2014, onde são apresentados os planos de sessão das aulas, bem como relatados alguns momentos importantes como audições e concertos; a segunda consistindo num trabalho de investigação sobre o tema geral deste trabalho, que incide na relevância dos pais na aprendizagem do aluno de violino. Para o desenrolar deste estudo, foi criado um grupo privado na rede social Facebook – CRS (Classe de Violino) – Prof. Ana Maia – através da qual 22 encarregados de educação puderam interagir entre si e com o Professor, ao longo de 6 meses (de janeiro a junho de 2014). De forma a “medir” a interação no grupo, foram contados “publicações”, “gostos”, “visualizações” e/ou “comentários”, permitindo observar se a dicotomia participação ativa versus aprendizagem dos educandos consistia numa realidade positiva (de acordo com a tese defendida por Suzuki). A interação dos encarregados de educação neste grupo foi analisada em paralelo com a avaliação trimestral (2º e 3º período) dos alunos permitindo corroborar a premissa deste estudo: em que medida a utilização das redes sociais pode aproximar os pais no processo de aprendizagem dos seus educandos nos primeiros anos de aprendizagem do violino.
id RCAP_aaf96b24ae84070e9c50880e4780e61d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violinoMétodo SuzukiInternetRedes sociaisFamília e aprendizagemIniciação ao violinoSuzuki MethodSocial mediaFamily and learningInitiation to the violinDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório é composto por duas partes distintas: a primeira relativa ao estágio profissional na área de Violino e Música de Conjunto no Conservatório Regional de Setúbal, no ano letivo 2013/2014, onde são apresentados os planos de sessão das aulas, bem como relatados alguns momentos importantes como audições e concertos; a segunda consistindo num trabalho de investigação sobre o tema geral deste trabalho, que incide na relevância dos pais na aprendizagem do aluno de violino. Para o desenrolar deste estudo, foi criado um grupo privado na rede social Facebook – CRS (Classe de Violino) – Prof. Ana Maia – através da qual 22 encarregados de educação puderam interagir entre si e com o Professor, ao longo de 6 meses (de janeiro a junho de 2014). De forma a “medir” a interação no grupo, foram contados “publicações”, “gostos”, “visualizações” e/ou “comentários”, permitindo observar se a dicotomia participação ativa versus aprendizagem dos educandos consistia numa realidade positiva (de acordo com a tese defendida por Suzuki). A interação dos encarregados de educação neste grupo foi analisada em paralelo com a avaliação trimestral (2º e 3º período) dos alunos permitindo corroborar a premissa deste estudo: em que medida a utilização das redes sociais pode aproximar os pais no processo de aprendizagem dos seus educandos nos primeiros anos de aprendizagem do violino.Abstract : This project consists of two parts: the first one referring to the professional internship in the area of Violin and Chamber Ensemble in the Regional Conservatory of Setúbal, in the academic year of 2013/2014, where class plans are presented, as well as some important moments such as auditions, recitals and concerts; the second part consists of a research work about the general theme of this project, which focus mainly on the importance of the parents involvement in the students´ learning of the instrument, in this case, the violin. For the development of this study, a private social media group was created on Facebook – CRS (Violin Class) – Prof. Ana Maia – through which 22 parents and/or guardians could interact with each other and with the teacher or professor in question, running for a total of six months (from January to June 2014). As a way of “measuring” the interactions within the group, posts, likes, views and comments were counted and surveyed, allowing us to observe the two distinct sides: active participation versus the schooling of the parents and/or guardians and to survey if these interactions consisted of a positive reality (accordingly to the ideas of Suzuki). The interaction of parents and guardians in this online group was analyzed and compared with the quarterly evaluation of the students (2nd and 3rd terms), through statistical analysis, which allowed us to confirm the main subject and concept of this study: social media can bring the parents or guardians closer to their pupils in the first few years of the learning of the violin.Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMaia, Ana Filipa Carrilho2019-05-27T17:10:05Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6536TID:202250091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:09.641355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
title O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
spellingShingle O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
Maia, Ana Filipa Carrilho
Método Suzuki
Internet
Redes sociais
Família e aprendizagem
Iniciação ao violino
Suzuki Method
Social media
Family and learning
Initiation to the violin
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
title_full O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
title_fullStr O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
title_full_unstemmed O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
title_sort O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino
author Maia, Ana Filipa Carrilho
author_facet Maia, Ana Filipa Carrilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ana Filipa Carrilho
dc.subject.por.fl_str_mv Método Suzuki
Internet
Redes sociais
Família e aprendizagem
Iniciação ao violino
Suzuki Method
Social media
Family and learning
Initiation to the violin
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Método Suzuki
Internet
Redes sociais
Família e aprendizagem
Iniciação ao violino
Suzuki Method
Social media
Family and learning
Initiation to the violin
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório é composto por duas partes distintas: a primeira relativa ao estágio profissional na área de Violino e Música de Conjunto no Conservatório Regional de Setúbal, no ano letivo 2013/2014, onde são apresentados os planos de sessão das aulas, bem como relatados alguns momentos importantes como audições e concertos; a segunda consistindo num trabalho de investigação sobre o tema geral deste trabalho, que incide na relevância dos pais na aprendizagem do aluno de violino. Para o desenrolar deste estudo, foi criado um grupo privado na rede social Facebook – CRS (Classe de Violino) – Prof. Ana Maia – através da qual 22 encarregados de educação puderam interagir entre si e com o Professor, ao longo de 6 meses (de janeiro a junho de 2014). De forma a “medir” a interação no grupo, foram contados “publicações”, “gostos”, “visualizações” e/ou “comentários”, permitindo observar se a dicotomia participação ativa versus aprendizagem dos educandos consistia numa realidade positiva (de acordo com a tese defendida por Suzuki). A interação dos encarregados de educação neste grupo foi analisada em paralelo com a avaliação trimestral (2º e 3º período) dos alunos permitindo corroborar a premissa deste estudo: em que medida a utilização das redes sociais pode aproximar os pais no processo de aprendizagem dos seus educandos nos primeiros anos de aprendizagem do violino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27T17:10:05Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6536
TID:202250091
url http://hdl.handle.net/10400.11/6536
identifier_str_mv TID:202250091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833655693312