Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, David
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3698
Resumo: Com este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.
id RCAP_aafb20d544f69d352263e732b9da2fa3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúdeSociologiaEnsino da sociologiaCursos de saúdeObstáculos epistemológicosSociologyTeaching sociologyHealth-oriented audiencesEpistemological obstaclesCom este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.ABSTRACT - With this article, I propose to explore and reflect upon the experience of teaching sociology courses at the Lisbon Higher School of Health Technology for the last twelve years. After a brief contextualization of this experience and of its specificity, I try to identify the main issues and constraints that I was confronted with during the teaching of the sociology courses to health-oriented audiences (future health technicians), namely the epistemological obstacles and the difficulties inherent to the tensional relationship between the need to come up with a language students could understand and the imperative of maintaining an accurate presentation of the courses' topics, as well as the benefits and potential risks that could arise from introducing research components. On the other hand, I analyze both the goals and the contribution of a sociological education for the training of health technicians, considering the variability of the learning achieved by students.Associação Portuguesa de SociologiaRCIPLTavares, David2014-07-07T10:16:28Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3698porTavares D. Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde. Sociologia On Line. 2011;(3):15-29.1647-3337info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:16.888044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
title Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
spellingShingle Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
Tavares, David
Sociologia
Ensino da sociologia
Cursos de saúde
Obstáculos epistemológicos
Sociology
Teaching sociology
Health-oriented audiences
Epistemological obstacles
title_short Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
title_full Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
title_fullStr Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
title_full_unstemmed Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
title_sort Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
author Tavares, David
author_facet Tavares, David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, David
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ensino da sociologia
Cursos de saúde
Obstáculos epistemológicos
Sociology
Teaching sociology
Health-oriented audiences
Epistemological obstacles
topic Sociologia
Ensino da sociologia
Cursos de saúde
Obstáculos epistemológicos
Sociology
Teaching sociology
Health-oriented audiences
Epistemological obstacles
description Com este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2014-07-07T10:16:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3698
url http://hdl.handle.net/10400.21/3698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tavares D. Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde. Sociologia On Line. 2011;(3):15-29.
1647-3337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133388726075392