Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2048 |
Resumo: | Este estudo procura contribuir para caraterizar de que forma o afeto positivo, o afeto negativo e o nível de autoeficácia percebida se expressam no adolescente escolarizado, e como essas dimensões contribuem, ou não, para uma experiência de vida equilibrada. A amostra inclui 93 estudantes do ensino básico. O estudo é quantitativo de cariz descritivo-correlacional. Apresentam-se análises de associação e de avaliação da diferença nas médias tomando subgrupos combinados. Os resultados são discutidos, concretizando a sinalização de implicações para a intervenção e a investigação psicológicas. |
id |
RCAP_ab0ccb29b653733042c034efd1513982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2048 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino BásicoAutoeficácia percebidaAfetosAprendizagem cooperativaRendimento académicoPerceived self-efficacyAffectionsCooperative learningAcademic performanceEste estudo procura contribuir para caraterizar de que forma o afeto positivo, o afeto negativo e o nível de autoeficácia percebida se expressam no adolescente escolarizado, e como essas dimensões contribuem, ou não, para uma experiência de vida equilibrada. A amostra inclui 93 estudantes do ensino básico. O estudo é quantitativo de cariz descritivo-correlacional. Apresentam-se análises de associação e de avaliação da diferença nas médias tomando subgrupos combinados. Os resultados são discutidos, concretizando a sinalização de implicações para a intervenção e a investigação psicológicas.This study seeks to understand how the positive and negative affect and the perceived level of self-efficacy are expressed in adolescents during their developmental period, and how these dimensions contribute or not to a balanced life experience. The initial sample is 93 participants in elementary education. The procedures and results of the association analysis between variables and assessment of difference in means are presented, taking combined subgroups. The results are discussed, concretizing the signaling of implications for psychological intervention and investigation.Universidade da Coruña2018-01-08T16:49:53Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2048por2386-7418http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2658Mendes, RominaNascimento, DanielaCosta-Lobo, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:21ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico |
title |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico |
spellingShingle |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico Mendes, Romina Autoeficácia percebida Afetos Aprendizagem cooperativa Rendimento académico Perceived self-efficacy Affections Cooperative learning Academic performance |
title_short |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico |
title_full |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico |
title_fullStr |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico |
title_sort |
Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico |
author |
Mendes, Romina |
author_facet |
Mendes, Romina Nascimento, Daniela Costa-Lobo, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Daniela Costa-Lobo, Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Romina Nascimento, Daniela Costa-Lobo, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia percebida Afetos Aprendizagem cooperativa Rendimento académico Perceived self-efficacy Affections Cooperative learning Academic performance |
topic |
Autoeficácia percebida Afetos Aprendizagem cooperativa Rendimento académico Perceived self-efficacy Affections Cooperative learning Academic performance |
description |
Este estudo procura contribuir para caraterizar de que forma o afeto positivo, o afeto negativo e o nível de autoeficácia percebida se expressam no adolescente escolarizado, e como essas dimensões contribuem, ou não, para uma experiência de vida equilibrada. A amostra inclui 93 estudantes do ensino básico. O estudo é quantitativo de cariz descritivo-correlacional. Apresentam-se análises de associação e de avaliação da diferença nas médias tomando subgrupos combinados. Os resultados são discutidos, concretizando a sinalização de implicações para a intervenção e a investigação psicológicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-01-08T16:49:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2048 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302551897571328 |