Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Romina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento, Daniela, Costa-Lobo, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2048
Resumo: Este estudo procura contribuir para caraterizar de que forma o afeto positivo, o afeto negativo e o nível de autoeficácia percebida se expressam no adolescente escolarizado, e como essas dimensões contribuem, ou não, para uma experiência de vida equilibrada. A amostra inclui 93 estudantes do ensino básico. O estudo é quantitativo de cariz descritivo-correlacional. Apresentam-se análises de associação e de avaliação da diferença nas médias tomando subgrupos combinados. Os resultados são discutidos, concretizando a sinalização de implicações para a intervenção e a investigação psicológicas.
id RCAP_ab0ccb29b653733042c034efd1513982
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Autoeficácia percebida e afetos no Ensino BásicoAutoeficácia percebidaAfetosAprendizagem cooperativaRendimento académicoPerceived self-efficacyAffectionsCooperative learningAcademic performanceEste estudo procura contribuir para caraterizar de que forma o afeto positivo, o afeto negativo e o nível de autoeficácia percebida se expressam no adolescente escolarizado, e como essas dimensões contribuem, ou não, para uma experiência de vida equilibrada. A amostra inclui 93 estudantes do ensino básico. O estudo é quantitativo de cariz descritivo-correlacional. Apresentam-se análises de associação e de avaliação da diferença nas médias tomando subgrupos combinados. Os resultados são discutidos, concretizando a sinalização de implicações para a intervenção e a investigação psicológicas.This study seeks to understand how the positive and negative affect and the perceived level of self-efficacy are expressed in adolescents during their developmental period, and how these dimensions contribute or not to a balanced life experience. The initial sample is 93 participants in elementary education. The procedures and results of the association analysis between variables and assessment of difference in means are presented, taking combined subgroups. The results are discussed, concretizing the signaling of implications for psychological intervention and investigation.Universidade da Coruña2018-01-08T16:49:53Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2048por2386-7418http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2658Mendes, RominaNascimento, DanielaCosta-Lobo, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
title Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
spellingShingle Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
Mendes, Romina
Autoeficácia percebida
Afetos
Aprendizagem cooperativa
Rendimento académico
Perceived self-efficacy
Affections
Cooperative learning
Academic performance
title_short Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
title_full Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
title_fullStr Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
title_full_unstemmed Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
title_sort Autoeficácia percebida e afetos no Ensino Básico
author Mendes, Romina
author_facet Mendes, Romina
Nascimento, Daniela
Costa-Lobo, Cristina
author_role author
author2 Nascimento, Daniela
Costa-Lobo, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Romina
Nascimento, Daniela
Costa-Lobo, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia percebida
Afetos
Aprendizagem cooperativa
Rendimento académico
Perceived self-efficacy
Affections
Cooperative learning
Academic performance
topic Autoeficácia percebida
Afetos
Aprendizagem cooperativa
Rendimento académico
Perceived self-efficacy
Affections
Cooperative learning
Academic performance
description Este estudo procura contribuir para caraterizar de que forma o afeto positivo, o afeto negativo e o nível de autoeficácia percebida se expressam no adolescente escolarizado, e como essas dimensões contribuem, ou não, para uma experiência de vida equilibrada. A amostra inclui 93 estudantes do ensino básico. O estudo é quantitativo de cariz descritivo-correlacional. Apresentam-se análises de associação e de avaliação da diferença nas médias tomando subgrupos combinados. Os resultados são discutidos, concretizando a sinalização de implicações para a intervenção e a investigação psicológicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-01-08T16:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2048
url http://hdl.handle.net/11328/2048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302551897571328