Efeito da aprendizagem cooperativa na autoeficácia percebida, na afetividade e no rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Romina Paula Constante Moura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2055
Resumo: A escola faz parte da vida de muitos adolescentes, constituindo-se um local promotor de aprendizagens e conhecimentos. Assim, emerge a necessidade da implementação de ações educativas que promovam o sucesso escolar. A afetividade e a autoeficácia são fatores relevantes para o rendimento escolar. Neste sentido, esta investigação pretendeu testar os efeitos da implementação do Apoio Curricular Entre Pares (ACP) ao nível da autoeficácia percebida, da afetividade e do rendimento escolar nas disciplinas de Português e Matemática em estudantes do 3º ciclo. Foi realizado um estudo quase experimental, com amostra não probabilística de 93 estudantes do 3.º ciclo de estudos do Ensino Básico de uma escola pública do norte de Portugal, divididos em grupo de ACP (N=45) e Oferta Complementar (OC) (N=48). Para a recolha de dados foram contempladas medidas sociodemográficas e escolares, classificações do 1º e 3º período letivos, um instrumento para avaliação da autoeficácia percebida e um instrumento para avaliação da afetividade. Os resultados demonstram que estudantes que frequentam ACP comparativamente com OC, apresentam maiores níveis de autoeficácia para o sucesso académico, eficácia autorregulatória e aprendizagem autorregulada, melhores classificações escolares a Português e Matemática. A implementação de ACP contribui para melhores resultados a Matemática ao longo do ano letivo. A partir destes resultados podemos concluir que a implementação da ação educativa ACP é uma mais valia para o ensino no 3º ciclo, principalmente para a disciplina de Matemática. São discutidas implicações para a intervenção em contextos educativos, são anunciadas limitações e são expostas sugestões para estudos futuros.
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