O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Cláudia Regina Fonseca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1997
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_1088e91aca135a377b57ad0f4a785e12
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantesUniversidade AbertaEnsino a distânciaElearningMétodo de avaliaçãoMétodos de aprendizagemPortefólioCursosComunidades virtuaisPerceçãoAlunos de ensino a distânciaEportfolioOnline coursesLearningAssessmentColaborationInteractionReflectionLearning communitiesDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaPretende-se, com esta dissertação, analisar a percepção de estudantes de cursos online, face à utilização da ferramenta e-portefólio, como instrumento de aprendizagem e avaliação, no seio de uma dada Unidade Curricular. Para a compreensão desta questão, realizou-se um estudo, no qual foram consideradas três comunidades de aprendizagem, no âmbito de dois diferentes cursos de 2º Ciclo da Universidade Aberta, a funcionarem integralmente em regime online. O trabalho adoptou o formato de estudo de caso, seguindo uma metodologia que incluiu uma vertente quantitativa, assim como uma vertente qualitativa. A recolha de dados efectuou-se através de dois instrumentos, nomeadamente, um questionário e uma entrevista semi-directiva. A análise e interpretação dos dados obtidos mostram que, na perspectiva dos estudantes inquiridos, o e-portefólio constitui uma ferramenta que apresenta vantagens de vária ordem no âmbito da aprendizagem e da sua avaliação. De um modo geral, os estudantes consideram que esta ferramenta representa um meio de aprendizagem, que permite incorporar e explorar diversos recursos. Segundo os dados obtidos, os estudantes reconhecem no e-portefólio potencialidades acrescidas comparativamente ao portefólio em papel, nomeadamente, a facilidade de acesso e divulgação, maior motivação e possibilidades de aprendizagem e de reflexão, particularidades que tornam o processo de construção do e-portefólio mais dinâmico. Constatámos que, segundo a perspectiva destes estudantes, o e-portefólio permite efectuar um balanço sobre o percurso de aprendizagem e revela-se um instrumento de avaliação adequado quer à Unidade Curricular em causa, quer em contextos gerais de Ensino a Distância. No entanto, constata-se que as potencialidades da ferramenta ainda não são utilizadas na sua plenitude, designadamente no que se refere à sua possibilidade de promover a interacção e colaboração, no seio das comunidades de aprendizagem.This research present a study of the students perceptions about the use of eportfolio as a learning and assessment tool in an online course. In order to better understand these questions we decided to create a study in which eLearning communities from Universidade Aberta have been analyzed. Our study followed a case study methodology, a perspective that included quantitative and qualitative aspects. Data analysis was carried out relating information from two collection tools, including a questionnaire and interviews and it shows that, by students‟ point of view, the e-portfolio is a tool with advantages in the learning context and its assessment. Generally, students feel that this tool represents a learning environment that allows incorporate and explore several resources. Students recognize the potential of e-portfolio comparing to the paper one, namely, accessibility, motivation and learning ability and reflection, characteristics that make the portfolio construction process more dynamic. We found that from the perspective of these students, the e-portfolio allows an assessment on the learning pathway and reveals a suitable tool for assessing the course and contexts Distance Learning in general. However, it appears that the potential of this tool is not completely used, especially with regarding its ability to promote interaction and collaboration within communities of learning.Amante, LúciaRepositório AbertoGouveia, Cláudia Regina Fonseca2011-12-19T09:43:06Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1997porGouveia, Cláudia Regina Fonseca - O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online [Em linha] : a perspectiva dos estudantes . - Lisboa : [s.n.], 2011. - 143, XX p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:38.568889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
title O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
spellingShingle O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
Gouveia, Cláudia Regina Fonseca
Universidade Aberta
Ensino a distância
Elearning
Método de avaliação
Métodos de aprendizagem
Portefólio
Cursos
Comunidades virtuais
Perceção
Alunos de ensino a distância
Eportfolio
Online courses
Learning
Assessment
Colaboration
Interaction
Reflection
Learning communities
title_short O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
title_full O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
title_fullStr O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
title_full_unstemmed O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
title_sort O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantes
author Gouveia, Cláudia Regina Fonseca
author_facet Gouveia, Cláudia Regina Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amante, Lúcia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Cláudia Regina Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta
Ensino a distância
Elearning
Método de avaliação
Métodos de aprendizagem
Portefólio
Cursos
Comunidades virtuais
Perceção
Alunos de ensino a distância
Eportfolio
Online courses
Learning
Assessment
Colaboration
Interaction
Reflection
Learning communities
topic Universidade Aberta
Ensino a distância
Elearning
Método de avaliação
Métodos de aprendizagem
Portefólio
Cursos
Comunidades virtuais
Perceção
Alunos de ensino a distância
Eportfolio
Online courses
Learning
Assessment
Colaboration
Interaction
Reflection
Learning communities
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19T09:43:06Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1997
url http://hdl.handle.net/10400.2/1997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gouveia, Cláudia Regina Fonseca - O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online [Em linha] : a perspectiva dos estudantes . - Lisboa : [s.n.], 2011. - 143, XX p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004654043136