O papel da liderança na redução do insucesso escolar - critérios de constituição de turmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Maria Isabel Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7185
Resumo: Este trabalho, realizado com base numa situação concreta, pretende ser mais um momento de reflexão sobre a liderança organizacional da escola, nomeadamente a relação entre a constituição/organização das turmas e o sucesso escolar dos alunos. Acreditamos que a organização das turmas é um fator determinante para o desempenho dos alunos e que isso depende dos critérios adotados no momento em que é tomada essa decisão. Tendo em conta que a liderança escolar pode influenciar de forma significativa o desempenho e o sucesso académico dos alunos, partimos destes pressupostos para desenvolver o estudo aqui apresentado. Assim, começamos por fazer uma reflexão autobiográfica que serviu de base para a identificação e formulação do problema real, de uma escola pública portuguesa. O estudo foi realizado com alunos do 3.º Ciclo no ano letivo de 2012/2013. Os dados recolhidos permitem concluir que as turmas do turno da tarde, constituídas por alunos com situação sociocultural e económica menos favorecida, tendem a exibir uma atitude negativa em relação à escola e apresentam resultados académicos mais fracos a par de baixas expectativas de vida futura, contrastando com outros colegas das turmas da manhã, mais ou menos heterogéneas, com um rendimento académico bem mais elevado. Com base nestes dados, propomos ainda um conjunto de critérios de constituição das turmas neste nível de ensino.
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Jardim, Maria Isabel Gonçalves
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