Design de desenvolvimento de um item-chave para a fidelização da profissão de designer de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1327 |
Resumo: | Vivemos numa sociedade capitalista que cada vez mais se alimenta de 6 materialidades. “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” – cantou Luís de 7 Camões no famoso soneto. Valores perdem-se, outros conquistam-se e é sobretudo 8 desta mudança de hábitos e atitudes que novas profissões surgem e se desenvolvem 9 à medida que a sociedade evolui. As constantes frivolidades do tempo atribuem ao 10 designer de moda uma tarefa à qual não pode falhar. Como criativo, deve aparentar 11 criatividade, diferente do comum. É-lhe atribuída uma responsabilidade semântica 12 que deve emanar através da sua imagem e atributos que dota. 13 Estereótipos sociais e crenças colocam em causa o valor e credibilidade da sua 14 profissão. À partida, como criativo, deve dar o exemplo através da sua aparência. E 15 se assim não for, será este um mau profissional? 16 Assumindo o papel de designer de moda, através do presente projeto é 17 pretendido o desenvolvimento de um produto aliado dos profissionais desta área, 18 que facilite a adesão e que funcione como cartão-de-visita a todos os indivíduos que 19 os rodeiam e/ou que pretendam aceder aos seus serviços, antecipando perceções 20 positivas nos instantes que antecedem qualquer diálogo. 21 O resultado final do projeto está diretamente condicionado com as descobertas 22 realizadas ao longo do período de estudo conjuntamente com as opiniões das partes 23 envolventes no grupo de debate. Fazendo uso da metodologia de Focus Group, 24 pessoas com atividade profissional relacionada manifestam as suas ideias e opiniões 25 orientadas para o fim de descobrir atributos valorizados pela sociedade na 26 exterioridade de um designer de moda de modo a contribuir para a resolução deste 27 problema. 28 O projeto conclui-se com o estudo e conceção de um objeto para apoio 29 profissional do designer de moda, no qual se procurou fazer convergir todos os 30 contributos consequentes com o Focus Group. |
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