Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando, Marcial Chiqueva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12003
Resumo: O objectivo desta dissertação é reflectir sobre a temática dos Factores do Insucesso Escolar: um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/ 2017. De modo geral, designa-se de Insucesso Escolar a falta de aprovação numa determinada classe. Fizemos um recuo histórico e apresentamos as Teorias Explicativas do Insucesso Escolar e estas Teorias revelaram-nos que o Insucesso Escolar resulta da relação negativa entre a expectativa das crianças e a cultura dominante da Escola. O caminho seguido foi o da escuta: escutamos os sujeitos da nossa pesquisa que são o director, os professores e os alunos sobre a temática dos Factores do Insucesso Escolar no ensino primário. Eles dizem que para se atenuar o Insucesso Escolar no ensino Primário na Escola em análise é preciso: aumentar mais turmas a fim de se acabar com as salas ao ar livre; implementar o pré-escolar; criar mais condições de recreação para os alunos; criar mais reuniões com os encarregados de Educação; gratificar bem os professores e capacitá-los periodicamente com seminários. Fizemos análise dessas declarações e de factos mencionados e no final fazemos sugestões de melhoria da situação de Insucesso Escolar.
id RCAP_5670babe5622116a816b5363bcc90372
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOALUNOSINSUCESSO ESCOLARAPRENDIZAGEMPROFESSORESEDUCATIONSTUDENTSSCHOOL FAILURELEARNINGTEACHERSO objectivo desta dissertação é reflectir sobre a temática dos Factores do Insucesso Escolar: um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/ 2017. De modo geral, designa-se de Insucesso Escolar a falta de aprovação numa determinada classe. Fizemos um recuo histórico e apresentamos as Teorias Explicativas do Insucesso Escolar e estas Teorias revelaram-nos que o Insucesso Escolar resulta da relação negativa entre a expectativa das crianças e a cultura dominante da Escola. O caminho seguido foi o da escuta: escutamos os sujeitos da nossa pesquisa que são o director, os professores e os alunos sobre a temática dos Factores do Insucesso Escolar no ensino primário. Eles dizem que para se atenuar o Insucesso Escolar no ensino Primário na Escola em análise é preciso: aumentar mais turmas a fim de se acabar com as salas ao ar livre; implementar o pré-escolar; criar mais condições de recreação para os alunos; criar mais reuniões com os encarregados de Educação; gratificar bem os professores e capacitá-los periodicamente com seminários. Fizemos análise dessas declarações e de factos mencionados e no final fazemos sugestões de melhoria da situação de Insucesso Escolar.Objective of present dissertation is to analyze about Factores of School Inadequacy: studies made from Primary School named Tree of Knowledge nambar 84, during the years 2016/2017. Gemerally, School Inadequacy is when the student doesn’t get school success. We have presented explaining Theory School inadequacy from where was possible to understand that School Inadequacy is a result of children negative relatiobship expectative the culture of the school. We have hearing method, starting from headmaster, teacher and students about Factores of School inadequacy in the Primary teaching. All of them answered by I the same voice that to made up school inadequacy is necessary to increase classrooms, avoiding those who are orking in the open air, to improve pre-school, to create conditions for children recreation, meeting forever with parents, to wage we weel teachers and work to workshop them. Therefore, became clear dissertatiom conclusions word and sustained hypothesis.2021-05-24T15:48:21Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12003TID:202690075porFernando, Marcial Chiquevainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
title Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
spellingShingle Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
Fernando, Marcial Chiqueva
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ALUNOS
INSUCESSO ESCOLAR
APRENDIZAGEM
PROFESSORES
EDUCATION
STUDENTS
SCHOOL FAILURE
LEARNING
TEACHERS
title_short Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
title_full Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
title_fullStr Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
title_full_unstemmed Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
title_sort Factores do insucesso escolar - um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/2017
author Fernando, Marcial Chiqueva
author_facet Fernando, Marcial Chiqueva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando, Marcial Chiqueva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ALUNOS
INSUCESSO ESCOLAR
APRENDIZAGEM
PROFESSORES
EDUCATION
STUDENTS
SCHOOL FAILURE
LEARNING
TEACHERS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ALUNOS
INSUCESSO ESCOLAR
APRENDIZAGEM
PROFESSORES
EDUCATION
STUDENTS
SCHOOL FAILURE
LEARNING
TEACHERS
description O objectivo desta dissertação é reflectir sobre a temática dos Factores do Insucesso Escolar: um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/ 2017. De modo geral, designa-se de Insucesso Escolar a falta de aprovação numa determinada classe. Fizemos um recuo histórico e apresentamos as Teorias Explicativas do Insucesso Escolar e estas Teorias revelaram-nos que o Insucesso Escolar resulta da relação negativa entre a expectativa das crianças e a cultura dominante da Escola. O caminho seguido foi o da escuta: escutamos os sujeitos da nossa pesquisa que são o director, os professores e os alunos sobre a temática dos Factores do Insucesso Escolar no ensino primário. Eles dizem que para se atenuar o Insucesso Escolar no ensino Primário na Escola em análise é preciso: aumentar mais turmas a fim de se acabar com as salas ao ar livre; implementar o pré-escolar; criar mais condições de recreação para os alunos; criar mais reuniões com os encarregados de Educação; gratificar bem os professores e capacitá-los periodicamente com seminários. Fizemos análise dessas declarações e de factos mencionados e no final fazemos sugestões de melhoria da situação de Insucesso Escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-05-24T15:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12003
TID:202690075
url http://hdl.handle.net/10437/12003
identifier_str_mv TID:202690075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302256891199488