Ser enfermeiro especialista : conceção, implementação e avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34434 |
Resumo: | Ser Enfermeiro Especialista: conceção, implementação e avaliação é o título deste relatório de estágio, onde é narrado o percurso para o desenvolvimento de uma Enfermagem especializada ao doente médico-cirúrgico, em situação crítica. Constrói-se sobre uma metodologia crítico-reflexiva, com o intuito de materializar uma auto avaliação das competências desenvolvidas durante este processo de aprendizagem. A sua essência é um olhar detalhado aos cuidados prestados ao doente médico cirúrgico, nos estágios realizados em contexto de cuidados intensivos, em resposta às suas necessidades e dos seus familiares, concebendo, implementando e avaliando diagnósticos de enfermagem. Realizei esta reflexão centrando-me nos objetivos definidos, tendo em conta os quatro domínios das competências comuns partilhados por todas as especialidades de Enfermagem, as competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem médico-cirúrgica, na área à pessoa em situação crítica, bem como, os objetivos propostos para a unidade curricular.No âmbito do desenvolvimento de competências académicas foi desenvolvida uma revisão da literatura de um tema que espelhasse uma preocupação profissional e pessoal, na área da especialização, com o objetivo de potenciar e atualizar conhecimentos. A terapêutica inalatória sem aerossolização, foi a temática escolhida. Desde o reconhecimento da pandemia por SARS-CoV-2, esta forma terapêutica tornou-se numa prática comum em ambiente hospitalar, devido ao impedimento da dispersão de aerossóis, o que despoletou a necessidade de aprofundar saberes. A sua otimização exige uma técnica adequada e um manuseio correto dos inaladores, o que representa para os enfermeiros envolvidos no ensino uma responsabilidade acrescida, por terem um papel de destaque na educação ao doente. Das principais implicações que este processo gerou, destaco o progresso na capacidade de questionar, investigar e implementar planos de intervenção, em diferentes contextos de ação, numa procura contínua da excelência dos cuidados. Estou convicta que este percurso, tornar-se-á o ponto de partida para uma prestação de cuidados especializados, fundamentados em conhecimento atual, válido e pertinente. A formação contínua constitui-se como um elemento relevante para o desenvolvimento profissional do enfermeiro, desempenhando este trajeto um papel determinante na persecução deste desiderato. |
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Ser enfermeiro especialista : conceção, implementação e avaliaçãoBeing a specialist nurse : conception, implementation and reviewEnfermeiro especialistaDoente críticoTerapêutica inalatóriaSpecialist nurseCritical patientInhalation therapyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeSer Enfermeiro Especialista: conceção, implementação e avaliação é o título deste relatório de estágio, onde é narrado o percurso para o desenvolvimento de uma Enfermagem especializada ao doente médico-cirúrgico, em situação crítica. Constrói-se sobre uma metodologia crítico-reflexiva, com o intuito de materializar uma auto avaliação das competências desenvolvidas durante este processo de aprendizagem. A sua essência é um olhar detalhado aos cuidados prestados ao doente médico cirúrgico, nos estágios realizados em contexto de cuidados intensivos, em resposta às suas necessidades e dos seus familiares, concebendo, implementando e avaliando diagnósticos de enfermagem. Realizei esta reflexão centrando-me nos objetivos definidos, tendo em conta os quatro domínios das competências comuns partilhados por todas as especialidades de Enfermagem, as competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem médico-cirúrgica, na área à pessoa em situação crítica, bem como, os objetivos propostos para a unidade curricular.No âmbito do desenvolvimento de competências académicas foi desenvolvida uma revisão da literatura de um tema que espelhasse uma preocupação profissional e pessoal, na área da especialização, com o objetivo de potenciar e atualizar conhecimentos. A terapêutica inalatória sem aerossolização, foi a temática escolhida. Desde o reconhecimento da pandemia por SARS-CoV-2, esta forma terapêutica tornou-se numa prática comum em ambiente hospitalar, devido ao impedimento da dispersão de aerossóis, o que despoletou a necessidade de aprofundar saberes. A sua otimização exige uma técnica adequada e um manuseio correto dos inaladores, o que representa para os enfermeiros envolvidos no ensino uma responsabilidade acrescida, por terem um papel de destaque na educação ao doente. Das principais implicações que este processo gerou, destaco o progresso na capacidade de questionar, investigar e implementar planos de intervenção, em diferentes contextos de ação, numa procura contínua da excelência dos cuidados. Estou convicta que este percurso, tornar-se-á o ponto de partida para uma prestação de cuidados especializados, fundamentados em conhecimento atual, válido e pertinente. A formação contínua constitui-se como um elemento relevante para o desenvolvimento profissional do enfermeiro, desempenhando este trajeto um papel determinante na persecução deste desiderato.Being a Specialist Nurse: conception, implementation and review is the title of this report and tells the work developed when specialised nursing care on medical surgical patients in a critical situation is applied. This report was written considering a critical-reflective methodology, aiming to auto evaluate the skills acquired during the learning process. Its essence is a detailed look on the provided care services to the medical-surgical patient, in the internships carried out in the intensive care units, looking forward to responding to their needs and their families, conceiving, implementing, and evaluating nursing diagnoses. I focused on previously defined objectives considering the four main areas of common skills shared with all the Nursing Specialities, considering the specific skills required by the specialist nurse in medical surgical nursing in the area critical situation, and the main objectives of the curricular unit. To intendent achieve academic skills a review of literature was made, considering both professional and personal concerns within the area of expertise and aiming to learn and update previous knowledge. The chosen subject area was inhalation therapy without aerosolization. Since the recognition of SARS-CoV-2 pandemic, this therapy became a regular practice in hospital environment, due to the aerosol dispersion and awakened the need to refine knowledge on this matter. The optimization when applying this procedure requires the most effective technique and use of all the inhalation equipment, which represents a big responsibility to all the nurses. It is important to acknowledge their major role in the education of their patients. Among all the benefits of this study I highlight the progress in questioning, investigating, and implementing intervention plans, in different contexts of action, pursuing excellence of care. I believe that the learning process will be the beginning of specialized care awareness, based on current, valid, and relevant knowledge. Continuous education is a key element to the professional development of nurses.Neves, Vasco Manuel da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Ana Patrícia Sousa2021-08-04T11:59:55Z2021-05-312021-032021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34434TID:202743659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:54.469114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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