Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito

Bibliographic Details
Main Author: Mota, José
Publication Date: 2009
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.2/8982
Summary: A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um Personal Learning Environment..
id RCAP_ab74b5c7c44712d900ddb78979c17a9f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceitoAprendizagem onlineElearningeLearning 2.0Personal learning environmentsWeb 2.0A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um Personal Learning Environment..Educom-APTERepositório AbertoMota, José2019-12-30T17:07:42Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8982porMota, José - Personal learning environments: contributos para a discussão de um conceito. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 646-933X. Vol. 2 , nº 2 (2009), p. 5-21646‐933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:55.150028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
title Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
spellingShingle Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
Mota, José
Aprendizagem online
Elearning
eLearning 2.0
Personal learning environments
Web 2.0
title_short Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
title_full Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
title_fullStr Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
title_full_unstemmed Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
title_sort Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
author Mota, José
author_facet Mota, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, José
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem online
Elearning
eLearning 2.0
Personal learning environments
Web 2.0
topic Aprendizagem online
Elearning
eLearning 2.0
Personal learning environments
Web 2.0
description A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um Personal Learning Environment..
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2019-12-30T17:07:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8982
url http://hdl.handle.net/10400.2/8982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mota, José - Personal learning environments: contributos para a discussão de um conceito. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 646-933X. Vol. 2 , nº 2 (2009), p. 5-21
646‐933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom-APTE
publisher.none.fl_str_mv Educom-APTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135072109985792