“Espaço da Fala”: como promotor de acolhimento e bem estar dos funcionários públicos federais e comprometimento organizacional dos “acolhedores” no contexto da Covid-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Denise Freire
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6610
Resumo: O Projeto “Espaço da Fala” concebido pela área de Qualidade de Vida no Trabalho da Receita Federal do Brasil (RFB), teve um papel importante, junto aos funcionários da instituição, antes e durante o surto da doença causada pelo novo coronavírus (Covid19). O presente estudo foi dividido em dois, o primeiro fez uso do software Iramuteq a fim de avaliar qualitativamente a percepção dos funcionários públicos quanto as ações desenvolvidas pelo Projeto “Espaço da Fala”, antes e durante a pandemia do Covid-19 (ESTUDO 1) e o segundo estudo se propôs a fazer uma análise quantitativa do Comprometimento Organizacional na dimensão Afetiva da equipe de funcionários públicos que atuaram como “acolhedores” (ESTUDO 2), o instrumento utilizado para esta análise foi o EBACO-R. O estudo 1 apurou que as intervenções oferecidas pelas ações do Projeto “Espaço da Fala” produziram manifestações positivas no tocante à iniciativa, bem como, experiências recompensadoras e acolhimento. Os participantes reconheceram a experiência como gratificante e enriquecedora. Quanto ao estudo 2 realizado com a equipe de funcionários públicos “acolhedores” devidamente capacitados e treinados para desenvolver o trabalho, os resultados apontaram após a aplicação das duas etapas do instrumento EBACO-R, que houve reduções médias nos escores das dimensões Afetivas (p<0,001) e Afiliativas (p<0,001). Para as demais dimensões, não se verificaram diferenças de médias entre os dois momentos de avaliação. O resultado da pesquisa apontou que os “acolhedores” tiveram uma percepção de que a dedicação e o envolvimento com o trabalho não foram notados e valorizados pela Instituição Pública da forma esperada, no entanto para os funcionários “acolhidos” a experiência foi extremamente positiva.
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