Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duan, Hongrui
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castelo, Adelina, Freitas, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.21814/diacritica.4805
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.4805
Resumo: No processo de aquisição do Português Europeu (PE) por falantes nativos do Chinês Mandarim (CM), vários desafios fonéticos e fonológicos se colocam, sendo uma das maiores dificuldades a aquisição dos pares contrastivos /e, ɛ/, /o, ɔ/. Para identificar as dificuldades na aprendizagem destas vogais por alunos chineses, o presente estudo-piloto centra-se nas vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ produzidas em posição tónica, em diferentes condições experimentais (tarefas de nomeação, de descrição, de repetição e de leitura); as informantes observadas são chinesas, estudam português como língua segunda (L2) e têm nível intermédio-alto de proficiência linguística. Os resultados evidenciam a aquisição problemática dos contrastes vocálicos /e, ɛ/ e /o, ɔ/, sendo a Altura de Vogal a propriedade mais problemática, com as vogais médias [e, o] associadas a taxas de sucesso baixas. Observou-se, ainda, uma maior quantidade de produções corretas das labiais do que das coronais e um melhor desempenho nas tarefas de repetição, de leitura e de nomeação do que na de descrição. Transferência do conhecimento linguístico prévio (CM), princípios universais e caraterísticas fonológicas da língua-alvo (PE) são evocados na discussão sobre o que condiciona o desempenho das informantes. Com base nos dados recolhidos e nas hipóteses sobre as causas a estas subjacentes, defende-se a relevância de uma instrução explícita sobre a pronúncia das vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ em níveis avançados de ensino-aprendizagem de português como L2, da análise acústica como ferramenta de aprendizagem da pronúncia e da realização de tarefas de fala controlada e espontânea.
id RCAP_ab8964dfc1cb6b0f3a6fd1142206586c
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second languageAquisição das vogais orais tónicas por aprendentes chineses com proficiência intermédia-alta no português europeu como língua segundaSecond language acquisitionStressed vowelsPortuguese as a second languageMandarin ChinesePronunciation teachingAquisição de língua segunda (L2)Vogais tónicasPortuguês como língua segundaChinês mandarimEnsino de pronúnciaNo processo de aquisição do Português Europeu (PE) por falantes nativos do Chinês Mandarim (CM), vários desafios fonéticos e fonológicos se colocam, sendo uma das maiores dificuldades a aquisição dos pares contrastivos /e, ɛ/, /o, ɔ/. Para identificar as dificuldades na aprendizagem destas vogais por alunos chineses, o presente estudo-piloto centra-se nas vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ produzidas em posição tónica, em diferentes condições experimentais (tarefas de nomeação, de descrição, de repetição e de leitura); as informantes observadas são chinesas, estudam português como língua segunda (L2) e têm nível intermédio-alto de proficiência linguística. Os resultados evidenciam a aquisição problemática dos contrastes vocálicos /e, ɛ/ e /o, ɔ/, sendo a Altura de Vogal a propriedade mais problemática, com as vogais médias [e, o] associadas a taxas de sucesso baixas. Observou-se, ainda, uma maior quantidade de produções corretas das labiais do que das coronais e um melhor desempenho nas tarefas de repetição, de leitura e de nomeação do que na de descrição. Transferência do conhecimento linguístico prévio (CM), princípios universais e caraterísticas fonológicas da língua-alvo (PE) são evocados na discussão sobre o que condiciona o desempenho das informantes. Com base nos dados recolhidos e nas hipóteses sobre as causas a estas subjacentes, defende-se a relevância de uma instrução explícita sobre a pronúncia das vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ em níveis avançados de ensino-aprendizagem de português como L2, da análise acústica como ferramenta de aprendizagem da pronúncia e da realização de tarefas de fala controlada e espontânea.Acquiring European Portuguese (EP) implies some phonetic and phonological challenges for native speakers of Mandarin Chinese (MC), one of them being the acquisition of contrasts /e/-/ɛ/, /o/-/ɔ/. In order to contribute for the understanding on how Chinese learners deal with the aforementioned EP vowels, this pilot study investigates the production of target words containing the vowels /e/, /ɛ/, /o/ and /ɔ/ in different experimental conditions (naming task, description task, repetition task and reading task) by three Chinese participants who study EP as second language (L2) with intermediate-high proficiency level. The results show the problematic acquisition of the vowel contrasts /e/-/ɛ/ and /o/-/ɔ/, especially of mid vowels ([e], [o]), Vowel Height being the most problematic property. We also found higher rates of target-like productions of labial vowels [o, ɔ] than of coronal ones [e, ɛ]. Better performances were attested in the repetition task, reading task and naming task, when compared to the description task. Transfer from the first language (MC), universal principles and the phonological properties of the target language (EP) are explored as conditions affecting the performance of the subjects. Based on the subjects’ performance and the on the conditions constraining their acquisition path, we defend the importance of a specific explicit instruction on the pronunciation of vowels /e/, /ɛ/, /o/ and /ɔ/ in the EP L2 advanced classroom environments, the use of acoustic analysis as a tool for learning pronunciation and the performance of tasks of both controlled and spontaneous speech.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4805https://doi.org/10.21814/diacritica.4805Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 76-99Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 76-992183-91740870-896710.21814/diacritica.36.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4805https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4805/5235Direitos de Autor (c) 2023 Hongrui Duan, Adelina Castelo, Maria João Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuan, HongruiCastelo, AdelinaFreitas, Maria João2024-10-25T07:49:51Zoai:journals.uminho.pt:article/4805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-25T07:49:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
Aquisição das vogais orais tónicas por aprendentes chineses com proficiência intermédia-alta no português europeu como língua segunda
title Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
spellingShingle Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
Duan, Hongrui
Second language acquisition
Stressed vowels
Portuguese as a second language
Mandarin Chinese
Pronunciation teaching
Aquisição de língua segunda (L2)
Vogais tónicas
Português como língua segunda
Chinês mandarim
Ensino de pronúncia
Duan, Hongrui
Second language acquisition
Stressed vowels
Portuguese as a second language
Mandarin Chinese
Pronunciation teaching
Aquisição de língua segunda (L2)
Vogais tónicas
Português como língua segunda
Chinês mandarim
Ensino de pronúncia
title_short Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
title_full Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
title_fullStr Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
title_full_unstemmed Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
title_sort Acquisition of stressed oral vowels by Chinese learners with intermediate-high proficiency in european portuguese as a second language
author Duan, Hongrui
author_facet Duan, Hongrui
Duan, Hongrui
Castelo, Adelina
Freitas, Maria João
Castelo, Adelina
Freitas, Maria João
author_role author
author2 Castelo, Adelina
Freitas, Maria João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duan, Hongrui
Castelo, Adelina
Freitas, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Second language acquisition
Stressed vowels
Portuguese as a second language
Mandarin Chinese
Pronunciation teaching
Aquisição de língua segunda (L2)
Vogais tónicas
Português como língua segunda
Chinês mandarim
Ensino de pronúncia
topic Second language acquisition
Stressed vowels
Portuguese as a second language
Mandarin Chinese
Pronunciation teaching
Aquisição de língua segunda (L2)
Vogais tónicas
Português como língua segunda
Chinês mandarim
Ensino de pronúncia
description No processo de aquisição do Português Europeu (PE) por falantes nativos do Chinês Mandarim (CM), vários desafios fonéticos e fonológicos se colocam, sendo uma das maiores dificuldades a aquisição dos pares contrastivos /e, ɛ/, /o, ɔ/. Para identificar as dificuldades na aprendizagem destas vogais por alunos chineses, o presente estudo-piloto centra-se nas vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ produzidas em posição tónica, em diferentes condições experimentais (tarefas de nomeação, de descrição, de repetição e de leitura); as informantes observadas são chinesas, estudam português como língua segunda (L2) e têm nível intermédio-alto de proficiência linguística. Os resultados evidenciam a aquisição problemática dos contrastes vocálicos /e, ɛ/ e /o, ɔ/, sendo a Altura de Vogal a propriedade mais problemática, com as vogais médias [e, o] associadas a taxas de sucesso baixas. Observou-se, ainda, uma maior quantidade de produções corretas das labiais do que das coronais e um melhor desempenho nas tarefas de repetição, de leitura e de nomeação do que na de descrição. Transferência do conhecimento linguístico prévio (CM), princípios universais e caraterísticas fonológicas da língua-alvo (PE) são evocados na discussão sobre o que condiciona o desempenho das informantes. Com base nos dados recolhidos e nas hipóteses sobre as causas a estas subjacentes, defende-se a relevância de uma instrução explícita sobre a pronúncia das vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ em níveis avançados de ensino-aprendizagem de português como L2, da análise acústica como ferramenta de aprendizagem da pronúncia e da realização de tarefas de fala controlada e espontânea.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.4805
https://doi.org/10.21814/diacritica.4805
url https://doi.org/10.21814/diacritica.4805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4805
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4805/5235
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Hongrui Duan, Adelina Castelo, Maria João Freitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Hongrui Duan, Adelina Castelo, Maria João Freitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 76-99
Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 76-99
2183-9174
0870-8967
10.21814/diacritica.36.2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822183252399489024
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21814/diacritica.4805