O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vítor Leal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/504
Resumo: Tese de mestrado, Geografia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
id RCAP_ab89823780b558a6ece9d68d3967fde4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na InternetComércio electrónico - PortugalConsumo - Portugal - séc.20Sociedade de informaçãoInternetTese de mestrado, Geografia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009O trabalho que se apresenta centra-se no domínio dos fenómenos de natureza geográfica resultantes das relações espaciais entre os agentes do comércio e os consumidores na Internet, desenvolvendo-se um conjunto de métodos para acompanhamento da elaboração do projecto ao longo das suas diversas fases de execução. Procura-se ainda definir a ligação entre os aspectos das interacções por via electrónica com a geografia. Começa-se por apresentar no Capítulo 1 uma panorâmica das novas formas de comércio e consumo, focando-se o estado da arte, os conceitos e tipos de comércio mais conhecidos, a modernização dos formatos comerciais que originaram as actuais paisagens comerciais e a distinção entre comércio tradicional e comércio electrónico. O Capítulo 2 apresenta uma retrospectiva teórica sobre a Internet e a Sociedade de Informação, realizando-se uma análise sumária da situação actual portuguesa e desenvolvendo-se, em seguida, um itinerário de relações entre território e Internet. O capítulo termina com o questionamento do fenómeno da desterritorialização num cenário paradigmático de interligações nas redes informacionais. O enquadramento dos conceitos e tipos do comércio electrónico é desenvolvido no Capítulo 3, juntamente com as vantagens e desvantagens deste tipo de comércio, descrevendo-se algumas particularidades ao nível dos elementos de logística, das origens e tendências. Remata-se o capítulo com uma breve análise da evolução do comércio electrónico em Portugal. Finalmente, no Capítulo 4 realiza-se a síntese dos resultados e conclusões das dinâmicas espaciais percepcionadas pela análise estatística das informações que resultaram do trabalho empírico na fase da observação da dissertação e sugerem-se vias para futuras relações espaciais entre comércio e consumo via Internet.The work presented herein is focused on the area of geographical nature phenomena resulting from spatial relations between trade agents and Internet consumers, being developed a set of methods for monitoring the project throughout its different performance stages. Additionally, the connections between electronic interactions and geography are also assessed. Chapter 1 introduces an overview of the new forms of trade and consumption, focusing on the state of the art and the more familiar concepts and types of trade, the modernization of the commercial formats which originated the current commercial scenarios and the distinction between traditional trade and e-commerce. Chapter 2 presents a theoretical retrospective on the Internet and the Information Society, performing a brief analysis of the current Portuguese situation and developing an itinerary of relations between territory and the Internet. Finally, the phenomenon of deterritorialization in a paradigmatic set of interconnections within informational networks is questioned. The framework of the concepts and types of ecommerce is developed in Chapter 3, along with the benefits and disadvantages of this type of trade, being described some of its features in what concerns logistic elements, origins and trends. The chapter ends with a brief analysis on the evolution of e-commerce in Portugal. Finally, Chapter 4 presents a summary of the results and conclusions of the special dynamics captured by the statistical analysis of the information resulting from the empiric work during the dissertation observation phase, being suggested various ways to future spatial relations between trade and consumption via the Internet.Salgueiro,Teresa Barata,1948-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Vítor Leal2010-06-22T09:22:14Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:19.874994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
title O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
spellingShingle O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
Ferreira, Vítor Leal
Comércio electrónico - Portugal
Consumo - Portugal - séc.20
Sociedade de informação
Internet
title_short O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
title_full O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
title_fullStr O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
title_full_unstemmed O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
title_sort O comércio electrónico em Portugal: relações espaciais entre comércio e consumidores na Internet
author Ferreira, Vítor Leal
author_facet Ferreira, Vítor Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgueiro,Teresa Barata,1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vítor Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio electrónico - Portugal
Consumo - Portugal - séc.20
Sociedade de informação
Internet
topic Comércio electrónico - Portugal
Consumo - Portugal - séc.20
Sociedade de informação
Internet
description Tese de mestrado, Geografia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T09:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/504
url http://hdl.handle.net/10451/504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134154623811584