Segurança e confiança no comércio electrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, José Albano Carvalho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1504
Resumo: O presente trabalho tem como missão principal a abordagem da relação entre segurança e confiança no comércio electrónico. O trabalho é constituído por duas partes, sendo que na primeira parte se pretende fazer um estudo do estado da arte em relação ao tema e na segunda uma abordagem que apresente uma análise inovadora sobre a forma como os utilizadores estabelecem as suas assunções de confiança na relação com parceiros comerciais (empresas) em processos de compra, tendo por base o meio de transacção electrónica fornecido pela Internet. Desta forma, a primeira parte é constituída por seis capítulos, em que o primeiro apresenta uma introdução geral ao tema, o segundo contextualiza de forma histórica, social e concorrencial os mercados electrónicos, o terceiro apresenta uma visão concreta dos meios que colocam esta forma de transacção na actualidade dos mercados, o quarto levanta as principais ameaças e desafios de segurança na plataforma da Internet, o quinto aborda todo um enquadramento legal necessário para fazer desta forma de transaccionar a que tem maiores perspectivas de crescimento na actualidade e o sexto estuda a forma como se estabelecem relações de confiança entre agentes desconhecidos, sempre com base em relações à distância tendo com plataforma de interacção a Internet. A segunda parte do trabalho subdivide-se em dois capítulos. O primeiro analisa a forma como os utilizadores se relacionam com entidades estranhas e se colocam numa situação de desvantagem, sendo necessária a confiança para que as relações aconteçam e as transacções se dêem. Já no segundo capítulo apresenta-se uma análise sobre a ligação entre segurança e confiança nas relações comerciais, apresentando-se um modelo que expõe esta relação entre agentes. O trabalho termina com as principais conclusões retiradas do estudo, deixando-se abertura para novos desenvolvimentos da análise efectuada. ABSTRACT: The underlying theme of this dissertation is trust in electronic commerce. The dissertation is made up of two distinct parts. The first part intends to present a study of the state of the art of the theme. In the second part, an approach is made, which presents a new analysis of how the users set up their assumptions of trust in their relationship with commercial partners (companies) in processes of purchases, when the underlying means of the relation is an electronic transaction through the Internet. Thus, the first part is made up of six chapters. The first chapter presents a general introduction to the theme, the second, a historical, social and competitive setting about the electronic markets, the third, gives a precise view of the means which place this form of transaction in the markets, the fourth raises the main threats and challenges of security in the platform of the Internet, the fifth approaches the legal framework necessary to turn this form of transaction in the one with greatest potential and the sixth focuses on how the relations of trust are established between unknown, distant agents, whose platform of interaction is the Internet. The second part of the dissertation is subdivided into two chapters. The first of which analyses the way of how the users relate to unknown agents and put themselves into a disadvantaged position, in which trust is needed in order to make relations and transactions to take place. In the second chapter a new analysis about the relation, between security and trust, in commercial relations, is presented, focusing, therefore, on a model which transfers this relation to common relations. The main conclusions are drawn at the end of this dissertation, leaving an open space for further developments and research.
id RCAP_3c189406908243e5a8cbcedf0ee97375
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segurança e confiança no comércio electrónicoGestão da informaçãoComércio electrónicoInternetO presente trabalho tem como missão principal a abordagem da relação entre segurança e confiança no comércio electrónico. O trabalho é constituído por duas partes, sendo que na primeira parte se pretende fazer um estudo do estado da arte em relação ao tema e na segunda uma abordagem que apresente uma análise inovadora sobre a forma como os utilizadores estabelecem as suas assunções de confiança na relação com parceiros comerciais (empresas) em processos de compra, tendo por base o meio de transacção electrónica fornecido pela Internet. Desta forma, a primeira parte é constituída por seis capítulos, em que o primeiro apresenta uma introdução geral ao tema, o segundo contextualiza de forma histórica, social e concorrencial os mercados electrónicos, o terceiro apresenta uma visão concreta dos meios que colocam esta forma de transacção na actualidade dos mercados, o quarto levanta as principais ameaças e desafios de segurança na plataforma da Internet, o quinto aborda todo um enquadramento legal necessário para fazer desta forma de transaccionar a que tem maiores perspectivas de crescimento na actualidade e o sexto estuda a forma como se estabelecem relações de confiança entre agentes desconhecidos, sempre com base em relações à distância tendo com plataforma de interacção a Internet. A segunda parte do trabalho subdivide-se em dois capítulos. O primeiro analisa a forma como os utilizadores se relacionam com entidades estranhas e se colocam numa situação de desvantagem, sendo necessária a confiança para que as relações aconteçam e as transacções se dêem. Já no segundo capítulo apresenta-se uma análise sobre a ligação entre segurança e confiança nas relações comerciais, apresentando-se um modelo que expõe esta relação entre agentes. O trabalho termina com as principais conclusões retiradas do estudo, deixando-se abertura para novos desenvolvimentos da análise efectuada. ABSTRACT: The underlying theme of this dissertation is trust in electronic commerce. The dissertation is made up of two distinct parts. The first part intends to present a study of the state of the art of the theme. In the second part, an approach is made, which presents a new analysis of how the users set up their assumptions of trust in their relationship with commercial partners (companies) in processes of purchases, when the underlying means of the relation is an electronic transaction through the Internet. Thus, the first part is made up of six chapters. The first chapter presents a general introduction to the theme, the second, a historical, social and competitive setting about the electronic markets, the third, gives a precise view of the means which place this form of transaction in the markets, the fourth raises the main threats and challenges of security in the platform of the Internet, the fifth approaches the legal framework necessary to turn this form of transaction in the one with greatest potential and the sixth focuses on how the relations of trust are established between unknown, distant agents, whose platform of interaction is the Internet. The second part of the dissertation is subdivided into two chapters. The first of which analyses the way of how the users relate to unknown agents and put themselves into a disadvantaged position, in which trust is needed in order to make relations and transactions to take place. In the second chapter a new analysis about the relation, between security and trust, in commercial relations, is presented, focusing, therefore, on a model which transfers this relation to common relations. The main conclusions are drawn at the end of this dissertation, leaving an open space for further developments and research.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:42:15Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1504porMagalhães, José Albano Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:28Zoai:ria.ua.pt:10773/1504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:09.603385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segurança e confiança no comércio electrónico
title Segurança e confiança no comércio electrónico
spellingShingle Segurança e confiança no comércio electrónico
Magalhães, José Albano Carvalho
Gestão da informação
Comércio electrónico
Internet
title_short Segurança e confiança no comércio electrónico
title_full Segurança e confiança no comércio electrónico
title_fullStr Segurança e confiança no comércio electrónico
title_full_unstemmed Segurança e confiança no comércio electrónico
title_sort Segurança e confiança no comércio electrónico
author Magalhães, José Albano Carvalho
author_facet Magalhães, José Albano Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, José Albano Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Comércio electrónico
Internet
topic Gestão da informação
Comércio electrónico
Internet
description O presente trabalho tem como missão principal a abordagem da relação entre segurança e confiança no comércio electrónico. O trabalho é constituído por duas partes, sendo que na primeira parte se pretende fazer um estudo do estado da arte em relação ao tema e na segunda uma abordagem que apresente uma análise inovadora sobre a forma como os utilizadores estabelecem as suas assunções de confiança na relação com parceiros comerciais (empresas) em processos de compra, tendo por base o meio de transacção electrónica fornecido pela Internet. Desta forma, a primeira parte é constituída por seis capítulos, em que o primeiro apresenta uma introdução geral ao tema, o segundo contextualiza de forma histórica, social e concorrencial os mercados electrónicos, o terceiro apresenta uma visão concreta dos meios que colocam esta forma de transacção na actualidade dos mercados, o quarto levanta as principais ameaças e desafios de segurança na plataforma da Internet, o quinto aborda todo um enquadramento legal necessário para fazer desta forma de transaccionar a que tem maiores perspectivas de crescimento na actualidade e o sexto estuda a forma como se estabelecem relações de confiança entre agentes desconhecidos, sempre com base em relações à distância tendo com plataforma de interacção a Internet. A segunda parte do trabalho subdivide-se em dois capítulos. O primeiro analisa a forma como os utilizadores se relacionam com entidades estranhas e se colocam numa situação de desvantagem, sendo necessária a confiança para que as relações aconteçam e as transacções se dêem. Já no segundo capítulo apresenta-se uma análise sobre a ligação entre segurança e confiança nas relações comerciais, apresentando-se um modelo que expõe esta relação entre agentes. O trabalho termina com as principais conclusões retiradas do estudo, deixando-se abertura para novos desenvolvimentos da análise efectuada. ABSTRACT: The underlying theme of this dissertation is trust in electronic commerce. The dissertation is made up of two distinct parts. The first part intends to present a study of the state of the art of the theme. In the second part, an approach is made, which presents a new analysis of how the users set up their assumptions of trust in their relationship with commercial partners (companies) in processes of purchases, when the underlying means of the relation is an electronic transaction through the Internet. Thus, the first part is made up of six chapters. The first chapter presents a general introduction to the theme, the second, a historical, social and competitive setting about the electronic markets, the third, gives a precise view of the means which place this form of transaction in the markets, the fourth raises the main threats and challenges of security in the platform of the Internet, the fifth approaches the legal framework necessary to turn this form of transaction in the one with greatest potential and the sixth focuses on how the relations of trust are established between unknown, distant agents, whose platform of interaction is the Internet. The second part of the dissertation is subdivided into two chapters. The first of which analyses the way of how the users relate to unknown agents and put themselves into a disadvantaged position, in which trust is needed in order to make relations and transactions to take place. In the second chapter a new analysis about the relation, between security and trust, in commercial relations, is presented, focusing, therefore, on a model which transfers this relation to common relations. The main conclusions are drawn at the end of this dissertation, leaving an open space for further developments and research.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T13:42:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1504
url http://hdl.handle.net/10773/1504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137451005968384