Um portal para o comércio electrónico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, David Rafael Nogueira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/71
Resumo: Desde o surgimento da Internet e com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação surgiram novos paradigmas de negócio, principalmente com recurso ao Comércio Electrónico, que consiste na compra de bens ou serviços através de redes electrónicas de dados como a Internet, e tem sido visto como um fenómeno crucial para o sucesso e evolução de algumas organizações dadas as suas características únicas que em simultâneo desafiam e revolucionam o pensamento empresarial tradicional. Ao longo dos últimos anos tem sido reconhecida a importância do recurso ao mercado electrónico como meio comum dos cidadãos, através da criação de condições para a adesão ao mesmo, numa sociedade cuja necessidade de sensibilização é elevada, nomeadamente nas camadas das Pequenas e Médias Empresas, pessoas individuais ou mesmo organizações governamentais. Embora existam conteúdos variadíssimos, de origens e tipos distintos, estes encontram-se dispersos pela Internet sem qualquer infra-estrutura especializada, levando ao consumo de imenso tempo na sua pesquisa e encontro de conteúdos intermediários sem qualquer credibilidade ou referência. As próprias iniciativas existentes na área têm-se revelado insuficientes no processo de aculturação de um fenómeno tão vasto e complexo como o Comércio Electrónico, principalmente no sentido sensibilizador e persuasivo que deveria ser resultado das mesmas. Com fundamento nestes pressupostos, pretende-se criar um portal para o Comércio Electrónico em Portugal, no sentido de disponibilizar vários conteúdos de referência na área, em quantidades equilibradas, que permitam aos cidadãos nacionais obter um conhecimento vasto e devidamente completo do fenómeno, casos de sucesso, a importância e conforto da compra online, através de canais como estudos (ex. estatísticas, estudos próprios), eventos (ex. seminários, conferências, workshops), notícias, investigação (ex. artigos científicos publicados, teses), formação (ex. cursos na área de Comércio Electrónico e Internet) entre outros.
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