Um portal para o comércio electrónico em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/71 |
Resumo: | Desde o surgimento da Internet e com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação surgiram novos paradigmas de negócio, principalmente com recurso ao Comércio Electrónico, que consiste na compra de bens ou serviços através de redes electrónicas de dados como a Internet, e tem sido visto como um fenómeno crucial para o sucesso e evolução de algumas organizações dadas as suas características únicas que em simultâneo desafiam e revolucionam o pensamento empresarial tradicional. Ao longo dos últimos anos tem sido reconhecida a importância do recurso ao mercado electrónico como meio comum dos cidadãos, através da criação de condições para a adesão ao mesmo, numa sociedade cuja necessidade de sensibilização é elevada, nomeadamente nas camadas das Pequenas e Médias Empresas, pessoas individuais ou mesmo organizações governamentais. Embora existam conteúdos variadíssimos, de origens e tipos distintos, estes encontram-se dispersos pela Internet sem qualquer infra-estrutura especializada, levando ao consumo de imenso tempo na sua pesquisa e encontro de conteúdos intermediários sem qualquer credibilidade ou referência. As próprias iniciativas existentes na área têm-se revelado insuficientes no processo de aculturação de um fenómeno tão vasto e complexo como o Comércio Electrónico, principalmente no sentido sensibilizador e persuasivo que deveria ser resultado das mesmas. Com fundamento nestes pressupostos, pretende-se criar um portal para o Comércio Electrónico em Portugal, no sentido de disponibilizar vários conteúdos de referência na área, em quantidades equilibradas, que permitam aos cidadãos nacionais obter um conhecimento vasto e devidamente completo do fenómeno, casos de sucesso, a importância e conforto da compra online, através de canais como estudos (ex. estatísticas, estudos próprios), eventos (ex. seminários, conferências, workshops), notícias, investigação (ex. artigos científicos publicados, teses), formação (ex. cursos na área de Comércio Electrónico e Internet) entre outros. |
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Um portal para o comércio electrónico em PortugalComércio electrónicoInternetDesde o surgimento da Internet e com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação surgiram novos paradigmas de negócio, principalmente com recurso ao Comércio Electrónico, que consiste na compra de bens ou serviços através de redes electrónicas de dados como a Internet, e tem sido visto como um fenómeno crucial para o sucesso e evolução de algumas organizações dadas as suas características únicas que em simultâneo desafiam e revolucionam o pensamento empresarial tradicional. Ao longo dos últimos anos tem sido reconhecida a importância do recurso ao mercado electrónico como meio comum dos cidadãos, através da criação de condições para a adesão ao mesmo, numa sociedade cuja necessidade de sensibilização é elevada, nomeadamente nas camadas das Pequenas e Médias Empresas, pessoas individuais ou mesmo organizações governamentais. Embora existam conteúdos variadíssimos, de origens e tipos distintos, estes encontram-se dispersos pela Internet sem qualquer infra-estrutura especializada, levando ao consumo de imenso tempo na sua pesquisa e encontro de conteúdos intermediários sem qualquer credibilidade ou referência. As próprias iniciativas existentes na área têm-se revelado insuficientes no processo de aculturação de um fenómeno tão vasto e complexo como o Comércio Electrónico, principalmente no sentido sensibilizador e persuasivo que deveria ser resultado das mesmas. Com fundamento nestes pressupostos, pretende-se criar um portal para o Comércio Electrónico em Portugal, no sentido de disponibilizar vários conteúdos de referência na área, em quantidades equilibradas, que permitam aos cidadãos nacionais obter um conhecimento vasto e devidamente completo do fenómeno, casos de sucesso, a importância e conforto da compra online, através de canais como estudos (ex. estatísticas, estudos próprios), eventos (ex. seminários, conferências, workshops), notícias, investigação (ex. artigos científicos publicados, teses), formação (ex. cursos na área de Comércio Electrónico e Internet) entre outros.Since the appearing of the Internet and the development of Information and Communication Technologies, new business paradigms had appeared, mainly with resource to Electronic Commerce, which consists of the purchase of good or services through electronic means of data such as the Internet, and has been seen as a crucial phenomenon for the success and evolution of some organizations, given its unique characteristics that simultaneous defy and revolutionize the traditional enterprise thought. Throughout the last years the relevance of the resource to the electronic market has been recognized as a common citizen’s mean, through the creation of conditions to its adhesion, in a society whose need for sensibilization is considerable, mainly in the layers of the Small and Medium Enterprises, individual people or even governmental organizations. Although there are several contents, of distinct kinds and origins, these are fragmented through the Internet without any specialized infrastructure, taking to an immense time consume in its research and finding several intermediary contents without any credibility or reference. The existent initiatives themselves have been revealed insufficient in the acculturating process of such a vast and complex phenomenon as the electronic commerce, mainly in the sensibilization and persuasive sense that should be result of them. With bedding on these contents, we pretend to create an Electronic Commerce web portal in Portugal, in a way to dispose several contents of reference in this area, in balanced amounts, that allow national citizens to obtain a huge knowledge and duly complete of this phenomenon, case studies, the relevance of the comfort on the on-line purchasing, through channels such as studies (eg. statistics, own studies), events (eg. seminaries, conferences, workshops), news, investigation (eg. scientific published articles, thesis), formation (eg. courses in electronic commerce area), among many others.2008-07-03T14:33:27Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/71porRibeiro, David Rafael Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/71Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:33.524171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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