Desenvolvimento articulado de competências de escrita e de conhecimento explícito da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4117
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2010
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spelling Desenvolvimento articulado de competências de escrita e de conhecimento explícito da línguaEnsino básico (3º Ciclo)Ensino da língua portuguesaGramática - EnsinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2010Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2010Como se pode depreender pela importância que a escrita tem na actualidade, é relevante a prática de metodologias pedagógicas que desenvolvam a competência da escrita nas escolas, sobretudo da escrita de textos argumentativos, em que se têm detectado mais dificuldades (Grabe & Kaplan, 1996). Este estudo apresenta uma proposta de trabalho sobre escrita de texto de opinião em articulação com o desenvolvimento do domínio de estruturas sintácticas específicas, necessárias à construção do texto argumentativo: orações subordinadas causais, orações coordenadas conclusivas e coordenadas explicativas. Estes dois tipos de conteúdos, de escrita e de funcionamento da língua, foram trabalhados conjuntamente na aplicação de uma oficina gramatical (Duarte, 1998) integrada num estaleiro de escrita (Jolibert 1988, Jolibert & Sraiki 2006). Os conteúdos gramaticais escolhidos para estudo na oficina gramatical vão ao encontro dos conteúdos do actual Programa de Língua Portuguesa do 3º Ciclo, exceptuando as orações coordenadas explicativas, que constam nos novos Programas de Português do Ensino Básico, homologados em Março de 2009 e cuja entrada em vigor foi entretanto adiada. Relativamente a esta estrutura sintáctica em concreto, procurou-se dar a conhecer as diferenças sintácticas e semânticas que as distingue das subordinadas causais, assunto que, no domínio da Linguística, é controverso (cf. Lobo, 2003; Matos, 2005). Procurou-se ainda, neste projecto, perceber a eficiência da intervenção pedagógica, tanto na escrita do texto como nos conhecimentos gramaticais adquiridos, aplicando um teste de diagnóstico antes e depois da realização da unidade didáctica.Por la importancia de la escritura en la sociedad actual, se comprende la necesidad de metodologías pedagógicas que desarrollen convenientemente esa competencia en las escuelas, sobre todo en lo que respecta al texto argumentativo, en que se han detectado más dificultades. (Grabe & Kaplan, 1996). En este sentido, este estudio propone una metodología para la enseñanza del texto argumentativo en articulación con el dominio de estructuras sintácticas, necesarias a la construcción del texto: oraciones subordinadas de causa, oraciones coordinadas conclusivas y oraciones coordinadas explicativas. Los dos tipos de contenidos, de escritura y de conocimiento lingüístico, se desarrollaron conjuntamente a través de la aplicación de una oficina gramatical (Duarte, 1998) integrada en un chantier d’écriture (Jolibert, 1988, 2006). Los contenidos gramaticales elegidos figuran en el presente Programa de Língua Portuguesa do 3º Ciclo, salvo las oraciones coordinadas explicativas que se encuentran en los futuros Programas de Português do Ensino Básico, aprobados en Marzo de 2009 y cuya entrada en vigor fue, mientras tanto, pospuesta. Con relación a la estructura sintáctica explicativa, se buscó explicitar las diferencias sintácticas y semánticas que las distingue de las subordinadas de causa, materia generadora de diversas tesis por parte de varios lingüistas (cf. Lobo, 2003; Matos, 2005). Asimismo, en este proyecto se intentó analizar los efectos de la práctica pedagógica en la escritura del texto de opinión y en los conocimientos gramaticales instruidos, aplicándose, para eso, un examen diagnóstico antes y posteriormente a la realización de la unidad didáctica.Santos, Ana Lúcia, 1972-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Inês de Oliveira2011-09-15T12:31:05Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:50.668707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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