Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19487 |
Resumo: | O relatório de estágio constitui-se como o culminar de um processo que se iniciou aquando da realização do projeto individual de trabalho, onde explano as minhas expectativas e objetivos inerentes ao estágio pedagógico. Deste modo, apresenta-se como uma reflexão ativa, perspetivando um processo de formação pessoal. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos mais marcantes deste ano letivo, salientando a forma como as principais dificuldades sentidas foram identificadas e ultrapassadas no decorrer do mesmo. É efetuado um enquadramento sobre as temáticas do processo de ensinoaprendizagem, segundo as diretrizes consideradas fundamentais. Dentro desta temática é dada ênfase à importância do professor reflexivo e ao reconhecimento da heterogeneidade da turma. Durante este ano, foram desenvolvidas competências necessárias que, como professora, devo adquirir, para uma adequada condução do processo de ensinoaprendizagem. Esta aquisição de competências, prende-se com o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo e direcionado a uma só turma, onde pude pôr em prática todos os saberes que fui adquirindo ao longo da minha formação académica, consoante a situação e o momento em que os mesmos eram solicitados. “O estágio pode ser definido como uma experiência de formação estruturada e como um marco fundamental na formação e preparação dos alunos para a entrada no mundo profissional” (Caires & Almeida, 2000). Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção do docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança no contexto escolar. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futura professora de educação física. |
id |
RCAP_ab8aa4cdef3b176820067be82dea9d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19487 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama BarrosEducação Física;Estágio PedagógicoFormação InicialMudançaLegitimação da Educação FísicaInvestigação-AçãoDificuldadesReflexãoCompetênciasPlaneamentoPhysical EducationPedagogical InternshipInitial formationChangePhysical Education LegitimationResearch-ActionDifficultiesReflectionCompetencesPlanningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio constitui-se como o culminar de um processo que se iniciou aquando da realização do projeto individual de trabalho, onde explano as minhas expectativas e objetivos inerentes ao estágio pedagógico. Deste modo, apresenta-se como uma reflexão ativa, perspetivando um processo de formação pessoal. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos mais marcantes deste ano letivo, salientando a forma como as principais dificuldades sentidas foram identificadas e ultrapassadas no decorrer do mesmo. É efetuado um enquadramento sobre as temáticas do processo de ensinoaprendizagem, segundo as diretrizes consideradas fundamentais. Dentro desta temática é dada ênfase à importância do professor reflexivo e ao reconhecimento da heterogeneidade da turma. Durante este ano, foram desenvolvidas competências necessárias que, como professora, devo adquirir, para uma adequada condução do processo de ensinoaprendizagem. Esta aquisição de competências, prende-se com o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo e direcionado a uma só turma, onde pude pôr em prática todos os saberes que fui adquirindo ao longo da minha formação académica, consoante a situação e o momento em que os mesmos eram solicitados. “O estágio pode ser definido como uma experiência de formação estruturada e como um marco fundamental na formação e preparação dos alunos para a entrada no mundo profissional” (Caires & Almeida, 2000). Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção do docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança no contexto escolar. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futura professora de educação física.The Internship Report is the culmination of a process that began when the Individual Work Project was carried out, where I explain my expectations and objectives inherent to the Pedagogical Stage. In this way, it presents itself as an active reflection, aiming at a process of personal formation. The essential focus of this report is the description and analysis of the most important events of this school year, highlighting how the main difficulties experienced were identified and overcome during the course of the year. The framework on the topics of the teaching-learning process is made, according to the guidelines considered fundamental. Within this theme, emphasis is placed on the importance of the reflective teacher and the recognition of the heterogeneity of the class. During this year, the necessary skills were developed that, as a teacher, I must acquire for an adequate orientation of the teaching-learning process. This competences acquisition is related to the work developed throughout the school year and directed to a single class, in which I was able to put into practice all the knowledge that I’ve acquired during my academic training, depending on the situation and the moment when they were requested. "The Internship can be defined as a structured training experience and as a key milestone in training and preparation of students to the entrance into the professional world" (Caires & Almeida, 2000). This important moment of training, besides the benefits it presents in terms of obtaining knowledge in the different areas of a teacher intervention, it was also a privileged moment to implement changes in some of the school context. For this, it was necessary to overcome several difficulties by using training strategies. These were important to improve student’s learning and to my growth as a future physical education teacher.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Ângela Filipa Almeida2020-01-28T17:01:06Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19487TID:202352269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:22.225262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros Ferreira, Ângela Filipa Almeida Educação Física; Estágio Pedagógico Formação Inicial Mudança Legitimação da Educação Física Investigação-Ação Dificuldades Reflexão Competências Planeamento Physical Education Pedagogical Internship Initial formation Change Physical Education Legitimation Research-Action Difficulties Reflection Competences Planning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
author |
Ferreira, Ângela Filipa Almeida |
author_facet |
Ferreira, Ângela Filipa Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ângela Filipa Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física; Estágio Pedagógico Formação Inicial Mudança Legitimação da Educação Física Investigação-Ação Dificuldades Reflexão Competências Planeamento Physical Education Pedagogical Internship Initial formation Change Physical Education Legitimation Research-Action Difficulties Reflection Competences Planning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física; Estágio Pedagógico Formação Inicial Mudança Legitimação da Educação Física Investigação-Ação Dificuldades Reflexão Competências Planeamento Physical Education Pedagogical Internship Initial formation Change Physical Education Legitimation Research-Action Difficulties Reflection Competences Planning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório de estágio constitui-se como o culminar de um processo que se iniciou aquando da realização do projeto individual de trabalho, onde explano as minhas expectativas e objetivos inerentes ao estágio pedagógico. Deste modo, apresenta-se como uma reflexão ativa, perspetivando um processo de formação pessoal. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos mais marcantes deste ano letivo, salientando a forma como as principais dificuldades sentidas foram identificadas e ultrapassadas no decorrer do mesmo. É efetuado um enquadramento sobre as temáticas do processo de ensinoaprendizagem, segundo as diretrizes consideradas fundamentais. Dentro desta temática é dada ênfase à importância do professor reflexivo e ao reconhecimento da heterogeneidade da turma. Durante este ano, foram desenvolvidas competências necessárias que, como professora, devo adquirir, para uma adequada condução do processo de ensinoaprendizagem. Esta aquisição de competências, prende-se com o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo e direcionado a uma só turma, onde pude pôr em prática todos os saberes que fui adquirindo ao longo da minha formação académica, consoante a situação e o momento em que os mesmos eram solicitados. “O estágio pode ser definido como uma experiência de formação estruturada e como um marco fundamental na formação e preparação dos alunos para a entrada no mundo profissional” (Caires & Almeida, 2000). Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção do docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança no contexto escolar. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futura professora de educação física. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-28T17:01:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19487 TID:202352269 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19487 |
identifier_str_mv |
TID:202352269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131135791333376 |