Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ângela Filipa Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19487
Resumo: O relatório de estágio constitui-se como o culminar de um processo que se iniciou aquando da realização do projeto individual de trabalho, onde explano as minhas expectativas e objetivos inerentes ao estágio pedagógico. Deste modo, apresenta-se como uma reflexão ativa, perspetivando um processo de formação pessoal. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos mais marcantes deste ano letivo, salientando a forma como as principais dificuldades sentidas foram identificadas e ultrapassadas no decorrer do mesmo. É efetuado um enquadramento sobre as temáticas do processo de ensinoaprendizagem, segundo as diretrizes consideradas fundamentais. Dentro desta temática é dada ênfase à importância do professor reflexivo e ao reconhecimento da heterogeneidade da turma. Durante este ano, foram desenvolvidas competências necessárias que, como professora, devo adquirir, para uma adequada condução do processo de ensinoaprendizagem. Esta aquisição de competências, prende-se com o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo e direcionado a uma só turma, onde pude pôr em prática todos os saberes que fui adquirindo ao longo da minha formação académica, consoante a situação e o momento em que os mesmos eram solicitados. “O estágio pode ser definido como uma experiência de formação estruturada e como um marco fundamental na formação e preparação dos alunos para a entrada no mundo profissional” (Caires & Almeida, 2000). Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção do docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança no contexto escolar. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futura professora de educação física.
id RCAP_ab8aa4cdef3b176820067be82dea9d7e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama BarrosEducação Física;Estágio PedagógicoFormação InicialMudançaLegitimação da Educação FísicaInvestigação-AçãoDificuldadesReflexãoCompetênciasPlaneamentoPhysical EducationPedagogical InternshipInitial formationChangePhysical Education LegitimationResearch-ActionDifficultiesReflectionCompetencesPlanningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio constitui-se como o culminar de um processo que se iniciou aquando da realização do projeto individual de trabalho, onde explano as minhas expectativas e objetivos inerentes ao estágio pedagógico. Deste modo, apresenta-se como uma reflexão ativa, perspetivando um processo de formação pessoal. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos mais marcantes deste ano letivo, salientando a forma como as principais dificuldades sentidas foram identificadas e ultrapassadas no decorrer do mesmo. É efetuado um enquadramento sobre as temáticas do processo de ensinoaprendizagem, segundo as diretrizes consideradas fundamentais. Dentro desta temática é dada ênfase à importância do professor reflexivo e ao reconhecimento da heterogeneidade da turma. Durante este ano, foram desenvolvidas competências necessárias que, como professora, devo adquirir, para uma adequada condução do processo de ensinoaprendizagem. Esta aquisição de competências, prende-se com o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo e direcionado a uma só turma, onde pude pôr em prática todos os saberes que fui adquirindo ao longo da minha formação académica, consoante a situação e o momento em que os mesmos eram solicitados. “O estágio pode ser definido como uma experiência de formação estruturada e como um marco fundamental na formação e preparação dos alunos para a entrada no mundo profissional” (Caires & Almeida, 2000). Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção do docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança no contexto escolar. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futura professora de educação física.The Internship Report is the culmination of a process that began when the Individual Work Project was carried out, where I explain my expectations and objectives inherent to the Pedagogical Stage. In this way, it presents itself as an active reflection, aiming at a process of personal formation. The essential focus of this report is the description and analysis of the most important events of this school year, highlighting how the main difficulties experienced were identified and overcome during the course of the year. The framework on the topics of the teaching-learning process is made, according to the guidelines considered fundamental. Within this theme, emphasis is placed on the importance of the reflective teacher and the recognition of the heterogeneity of the class. During this year, the necessary skills were developed that, as a teacher, I must acquire for an adequate orientation of the teaching-learning process. This competences acquisition is related to the work developed throughout the school year and directed to a single class, in which I was able to put into practice all the knowledge that I’ve acquired during my academic training, depending on the situation and the moment when they were requested. "The Internship can be defined as a structured training experience and as a key milestone in training and preparation of students to the entrance into the professional world" (Caires & Almeida, 2000). This important moment of training, besides the benefits it presents in terms of obtaining knowledge in the different areas of a teacher intervention, it was also a privileged moment to implement changes in some of the school context. For this, it was necessary to overcome several difficulties by using training strategies. These were important to improve student’s learning and to my growth as a future physical education teacher.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Ângela Filipa Almeida2020-01-28T17:01:06Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19487TID:202352269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:22.225262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
Ferreira, Ângela Filipa Almeida
Educação Física;
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Mudança
Legitimação da Educação Física
Investigação-Ação
Dificuldades
Reflexão
Competências
Planeamento
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial formation
Change
Physical Education Legitimation
Research-Action
Difficulties
Reflection
Competences
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
author Ferreira, Ângela Filipa Almeida
author_facet Ferreira, Ângela Filipa Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ângela Filipa Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física;
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Mudança
Legitimação da Educação Física
Investigação-Ação
Dificuldades
Reflexão
Competências
Planeamento
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial formation
Change
Physical Education Legitimation
Research-Action
Difficulties
Reflection
Competences
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física;
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Mudança
Legitimação da Educação Física
Investigação-Ação
Dificuldades
Reflexão
Competências
Planeamento
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial formation
Change
Physical Education Legitimation
Research-Action
Difficulties
Reflection
Competences
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio constitui-se como o culminar de um processo que se iniciou aquando da realização do projeto individual de trabalho, onde explano as minhas expectativas e objetivos inerentes ao estágio pedagógico. Deste modo, apresenta-se como uma reflexão ativa, perspetivando um processo de formação pessoal. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos mais marcantes deste ano letivo, salientando a forma como as principais dificuldades sentidas foram identificadas e ultrapassadas no decorrer do mesmo. É efetuado um enquadramento sobre as temáticas do processo de ensinoaprendizagem, segundo as diretrizes consideradas fundamentais. Dentro desta temática é dada ênfase à importância do professor reflexivo e ao reconhecimento da heterogeneidade da turma. Durante este ano, foram desenvolvidas competências necessárias que, como professora, devo adquirir, para uma adequada condução do processo de ensinoaprendizagem. Esta aquisição de competências, prende-se com o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo e direcionado a uma só turma, onde pude pôr em prática todos os saberes que fui adquirindo ao longo da minha formação académica, consoante a situação e o momento em que os mesmos eram solicitados. “O estágio pode ser definido como uma experiência de formação estruturada e como um marco fundamental na formação e preparação dos alunos para a entrada no mundo profissional” (Caires & Almeida, 2000). Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção do docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança no contexto escolar. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futura professora de educação física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-28T17:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19487
TID:202352269
url http://hdl.handle.net/10400.5/19487
identifier_str_mv TID:202352269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131135791333376