Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14026 |
Resumo: | O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação de um professor, na medida em que, é no estágio pedagógico que o futuro professor, devidamente orientado e apoiado pelos supervisores, tem a possibilidade de pôr em prática todo o seu conhecimento teórico, e também de desenvolver novas aprendizagens, tudo em contexto real. O presente relatório pretende descrever e analisar, de uma forma reflexiva, as experiências vividas durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança em alguns dos contextos escolares: no Grupo de Educação Física, com a alteração das lógicas curriculares e avaliativas com vista à melhoria pedagógica; e nas estruturas escolares e cultura educativa, com vista a melhorar a satisfação dos alunos e a potenciar a cultura de trabalho colaborativo entre comunidade educativa. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas, foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futuro professor de educação física. |
id |
RCAP_1b2ba40f2051cb9ae69b5686fa8ff560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de LencastreEducação FísicaEstágio PedagógicoFormação InicialMudançaLegitimação da Educação FísicaInvestigação-AçãoPhysical EducationPedagogical InternshipInitial Teacher LearningChange-overPhysical Education LegitimationAction ResearchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação de um professor, na medida em que, é no estágio pedagógico que o futuro professor, devidamente orientado e apoiado pelos supervisores, tem a possibilidade de pôr em prática todo o seu conhecimento teórico, e também de desenvolver novas aprendizagens, tudo em contexto real. O presente relatório pretende descrever e analisar, de uma forma reflexiva, as experiências vividas durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança em alguns dos contextos escolares: no Grupo de Educação Física, com a alteração das lógicas curriculares e avaliativas com vista à melhoria pedagógica; e nas estruturas escolares e cultura educativa, com vista a melhorar a satisfação dos alunos e a potenciar a cultura de trabalho colaborativo entre comunidade educativa. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas, foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futuro professor de educação física.The pedagogical internship is assumed as a fundamental step in teachers learning. It is in the pedagogical phase that the future teacher, properly oriented and supported by the supervisors, has the possibility of putting into practice all his theoretical knowledge. It is also an opportunity to develop new learning skills in real context (school). This work intends to describe and analyze, in a reflective way, the experiences lived during the pedagogic internship, as a trainee teacher of Physical Education in the Secondary School D. Filipa de Lencastre. This important moment of learning, besides the benefits it presents in terms of obtaining knowledge in the different areas of intervention of the teacher, was also a privileged moment to implement the change in some school contexts: in the Physical Education Group, with the change of the Curriculum and evaluation with a view to pedagogical improvement; And in school structures and educational culture, aiming to improve student satisfaction and promote a collaborative work culture among the educational community. For this, it was necessary to overcome several difficulties using different strategies. These were important for improving student learning and for my growth as a future physical education teacher.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaPicado, André Filipe Amaral2017-09-08T13:45:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14026TID:201698501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:55.309309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre Picado, André Filipe Amaral Educação Física Estágio Pedagógico Formação Inicial Mudança Legitimação da Educação Física Investigação-Ação Physical Education Pedagogical Internship Initial Teacher Learning Change-over Physical Education Legitimation Action Research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
author |
Picado, André Filipe Amaral |
author_facet |
Picado, André Filipe Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picado, André Filipe Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Formação Inicial Mudança Legitimação da Educação Física Investigação-Ação Physical Education Pedagogical Internship Initial Teacher Learning Change-over Physical Education Legitimation Action Research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Formação Inicial Mudança Legitimação da Educação Física Investigação-Ação Physical Education Pedagogical Internship Initial Teacher Learning Change-over Physical Education Legitimation Action Research Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação de um professor, na medida em que, é no estágio pedagógico que o futuro professor, devidamente orientado e apoiado pelos supervisores, tem a possibilidade de pôr em prática todo o seu conhecimento teórico, e também de desenvolver novas aprendizagens, tudo em contexto real. O presente relatório pretende descrever e analisar, de uma forma reflexiva, as experiências vividas durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. Este importante momento de formação, para além dos benefícios que apresenta ao nível da obtenção de conhecimentos nas diversas áreas de intervenção docente, também foi um momento privilegiado para implementar a mudança em alguns dos contextos escolares: no Grupo de Educação Física, com a alteração das lógicas curriculares e avaliativas com vista à melhoria pedagógica; e nas estruturas escolares e cultura educativa, com vista a melhorar a satisfação dos alunos e a potenciar a cultura de trabalho colaborativo entre comunidade educativa. Para tal, foi necessário ultrapassar diversas dificuldades recorrendo ao uso de estratégias de formação. Estas, foram importantes para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o meu crescimento como futuro professor de educação física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08T13:45:18Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14026 TID:201698501 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14026 |
identifier_str_mv |
TID:201698501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131086532378624 |